DF chega a 700 mil recadastrados e mantém liderança em números absolutos
DF chega a 700 mil recadastrados e mantém liderança em números absolutos

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal ultrapassou a marca dos 700 mil recadastramentos na tarde desta sexta-feira (30/8). O que significa, em termos absolutos que o tribunal continua à frente de todos os outros regionais envolvidos no processo de recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos.
Nesta sexta, o tribunal contabilizou um total de 705 mil 579 recadastramentos biométricos. O que representa 38,35% do total de1 mi839 mil 756 eleitores que precisam comparecer à Justiça Eleitoral para atualizar os dados e realizar a coleta de dados a partir das digitais.
Além dos recadastramentos, até hoje, foram realizados 39 mil e 77 novos alistamentos. Somaram-se, ainda, as 37 mil 798 transferências. O que levou a marca de atendimentos ao total de 782 mil 454.
Obrigatoriedade
O recadastramento eleitoral é obrigatório a todos os que têm título no Distrito Federal, mesmo para aqueles que, por lei, estão dispensados de votar. Quem não comparecer à Justiça Eleitoral para atualização dos dados até março de 2014 não votará nas Eleições Gerais do ano que vem.
Além disso, esse eleitor ficará em débito com a Justiça Eleitoral, fato que o impedirá, entre outras restrições, de tomar posse em cargo público e tirar passaporte. Quem ainda não agendou horário e local de atendimento pode fazê-lo pelo sítio do TRE-DF na internet (basta clicar aqui) ou pelo número 3040-4000.
O recadastramento é gratuito. E o eleitor poderá fazê-lo em qualquer unidade da Justiça Eleitoral, independente de onde more ou vote. O TRE-DF solicita apenas aos eleitores que, se por alguma razão não puderem comparecer no dia agendado, que entrem novamente no sítio do tribunal e cancelem a marcação, a fim de que sua vaga sirva a outro eleitor.