Postos eleitorais avançados surgem como alternativa para recadastramento
Postos eleitorais avançados surgem como alternativa para recadastramento

Para ampliar o rol de opções aos eleitores do DF que buscam atender ao chamado da Justiça Eleitoral, o TRE-DF tem desenvolvido uma política de instalação de postos eleitorais avançados. Eles são unidades de atendimento localizadas em lugares diferenciados, facilitando o acesso para aqueles que ainda não realizaram o recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos.
O primeiro posto avançado foi criado no Tribunal Regional Eleitoral do DF. Na última semana, 1 mil 549 eleitores compareceram à sede do TRE-DF onde foram atendidos. Já em Sobradinho, segundo posto mais antigo depois do TRE, os atendimentos chegaram à marca de 1 mil 059 no mesmo período. Ocupa o terceiro lugar em antiguidade o posto eleitoral avançado instaladoem Planaltina. Elese localiza na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios daquela cidade-satélite. A movimentação para atendimento de eleitores na última semana contabilizou 821 atendimentos.
Para ficar ainda mais perto da população, o TRE-DF ainda adotou como estratégia a implantação de alguns de seus postos em shopping centers. São exemplos o posto eleitoral avançado de Sobradinho e o do Iguatemi, que recebeu, desde o dia 20, 892 pessoas.
Em razão dos resultados positivos e da política de facilitar ao máximo a vida do eleitor, dois novos postos eleitorais avançados estão previstos nas cidades de Samambaia e Santa Maria. Assim, eleitores terão mais essas opções de escolha para o agendamento.
Agendamento
Quem ainda precisa se recadastrar deve acessar o sítio do TRE-DF (clique aqui ) ou ligar no 3048-4000 para agendar data e horário na unidade da Justiça Eleitoral do DF de sua conveniência.
O recadastramento é gratuito e obrigatório a todos os que têm título de eleitor no Distrito Federal. Apesar de seu término estar previsto para 31 de março do próximo ano, a orientação da Justiça Eleitoral é de que não se deve deixar para realizá-lo na última hora. Quem não se recadastrar terá o título cancelado. Como conseqüência, não votará nas Eleições Gerais de 2014. Além de ficar impedido de tirar passaporte, assumir cargo público e ingressar em instituição pública de ensino superior.