Eleitores recadastrados ultrapassam 1 milhão

Um apelo para que os eleitores do Distrito Federal não deixem o recadastramento para a última hora foi feito hoje pelo Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do DF – TRE-DF -, Desembargador Mario Machado.
Em entrevista coletiva, ele anunciou que 1.023.000 eleitores (56%), de um total de 1.862.000, já estão recadastrados e aptos a votar nas eleições gerais de 2014.
Em todo o País, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – já recadastrou seis milhões de pessoas. O Distrito Federal lidera o ranking de atendimento.
O Desembargador observou que, quem deixar para os últimos meses, poderá enfrentar contratempos. Frisou que o prazo vai se esgotar em 31 de março do ano que vem.
Quem não se recadastrar terá o título cancelado e não poderá tirar passaporte, fazer concurso público e solicitar empréstimos ou aposentadoria, entre outras sanções.
O Presidente do TRE-DF disse que a sede do tribunal, o posto do Na Hora, da Rodoviária do Plano Piloto, e todos os demais postos e cartórios eleitorais atendem em média nove mil eleitores por dia, “mas a capacidade sinaliza para doze mil. Assim, há uma carga ociosa de três mil atendimentos”.
SÁBADO
Na mesma entrevista, o Presidente do tribunal também anunciou que todos os 31 postos de atendimento da Justiça Eleitoral do DF funcionarão no próximo sábado, dia 19, das 8 às 14 horas. É para agilizar o atendimento de eleitores.
Dentre as unidades de atendimento, ele destacou as vantagens do posto avançado instalado no Edifício Sede do TRE, ao lado da Câmara Legislativa, com capacidade de atendimento de até 500 eleitores por dia, facilidade de estacionamento e, assim como a unidade do “Na Hora” da Estação Rodoviária do Plano Piloto, realiza o recadastramento sem a necessidade de agendamento.
BALANÇO
Iniciado em 25 de fevereiro último, o recadastramento tem seu balanço positivo ao final de quase oito meses. No entanto, a estatística indica que houve redução significativa na procura aos cartórios e postos eleitorais.
As três regiões com maior índice de eleitores recadastrados – com média de 63% - são Águas Claras, Núcleo Bandeirante e Cruzeiro.
E as com menor número – média de 49% - são Ceilândia Norte, Asa Sul e Asa Norte.
O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Mario Machado, disse, também, que o eleitor que pretende se recadastrar pode fazer o agendamento pela internet no site www.tre-df.jus.br ou, ainda, pelo telefone 3048 4000 de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas. Mas também é possível ir diretamente a uma unidade da Justiça Eleitoral, para ser atendido por senha de acordo com a capacidade de atendimento do cartório. Todos, agendados ou não, devem comparecer portando obrigatoriamente documento de identificação e comprovante de residência.