Em sábado sem agendamento, mais de 6 mil eleitores comparecem à Justiça Eleitoral
Em primeiro sábado sem agendamento, mais de 6 mil eleitores comparecem à Justiça Eleitoral

Para aproveitar a dispensa de agendamento e a abertura das unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, um total de 6080 eleitores compareceram aos cartórios e postos eleitorais, cujo funcionamento se deu das 8h às 14h deste sábado (19/10).
O destaque em termos de números foi o Cartório da 20ª Zona Eleitoral (Ceilândia Sul). Naquela unidade, foram registrados 372 atendimentos, dos quais 334 já eram eleitores incluídos no cadastro do DF e que precisam atualizar os dados junto à Justiça Eleitoral.
O atendimento aos sábados, que ocorre duas vezes por mês, das 8 às 14 horas, é a alternativa para as pessoas sem condições de realizar o recadastramento durante a semana. Este foi o 11º fim de semana no qual o TRE-DF abriu suas portas.
Com a estrutura montada, a Justiça Eleitoral tem plenas condições de finalizar, integralmente, o trabalho iniciado em fevereiro deste ano, desde que o eleitor compareça e faça sua parte. O Tribunal tem feito uso de todos os meios possíveis para chamar a atenção do eleitor e facilitar o seu acesso ao recadastramento.
O recadastramento termina no dia 31 de março do ano que vem. Embora o prazo pareça longo, viagens e festividades nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro são fatores que podem acarretar grande quantidade de atendimentos no último mês, gerando filas e impossibilitando a mesma agilidade de atendimento que vem sendo oferecida atualmente.
Com o mutirão deste sábado, a Justiça Eleitoral do DF já atendeu um total de 1 milhão 159 mil 447 pessoas. Além disso, foram recadastrados1 mi47 mil 560 eleitores, que já integram o cadastro eleitoral, o que representa 57,16% dos1 mi864 mil 186 eleitores da capital.
O eleitor que não se recadastrar até o prazo terá o título cancelado. Com a inscrição cancelada, o eleitor estará sujeito a algumas restrições, dentre elas: não poderá matricular-se em escolas e faculdades, solicitar empréstimos, pensão e aposentadoria, assumir cargos públicos, tirar ou renovar passaporte.
Todas as unidades da Justiça Eleitoral ficaram abertas no mutirão, incluindo os postos avançados localizados no Edifício Sede do TRE, no Sobradinho Shopping, Ministério Público de Planaltina, Fórum de Samambaia e Shopping Iguatemi.