Justiça Eleitoral já emitiu mais de 50 mil títulos a jovens eleitores no DF

A Justiça Eleitoral constatou, ao longo dos últimos anos, que os jovens comparecem macicamente às unidades de atendimento às vésperas do fechamento de cadastro. O fechamento de cadastro é a suspensão do alistamento eleitoral 150 dias antes das eleições e, nesse período, ninguém consegue tirar o título de eleitor. O jovem eleitor, então, para não deixar de exercer sua escolha, acabava por enfrentar grandes filas.
Em 2013, a Justiça Eleitoral antecipou-se. E colheu frutos. Do dia 25 de fevereiro deste ano até hoje (25/10), um total de 54 mil 429 eleitores que nunca votaram passaram a figurar no cadastro eleitoral do DF. A grande maioria deles é de jovens eleitores – entre 16 e 18 anos.
O resultado está diretamente ligado à campanha de recadastramento eleitoral com coleta de dados biométricos, que atendeu até esta sexta-feira 1 milhão 204 mil 596 eleitores. Mas ainda há outros resultados a comemorar, os resultados da Semana do Jovem Eleitor, que terminou nesta sexta.
Promovida pela Justiça Eleitoral, aqui no DF ela foi iniciada dia 21 e realizou o cadastramento de 1 mil e 61 jovens em todo o DF, que tiveram a chance de receber o primeiro título e já estão em condições de votar em 2014 pelo sistema de identificação biométrica.
Justiça Volante
Além de unidades fixas, a Semana do Jovem eleitor contou com um ônibus da Justiça Eleitoral Volante. Segunda e terça-feiras, últimas, ele ficou estacionado no Centro de Ensino Médio EIT, em Taguatinga. Ali, 175 alunos, com 16 anos completos, obtiveram o título.
De quinta-feira a esta sexta-feira, o ônibus atendeu 180 alunos do Colégio Galois, na 601 Sul. Ao final do dia, contabilizou-se um total de 207 emissões de novos títulos.
Sem o uso do veículo, houve atendimentos preferenciais para estudantes também na sede do Tribunal Regional Eleitoral do DF, na 3ª Zona Eleitoral, em Taguatinga Norte, na 10ª Zona Eleitoral, no Núcleo Bandeirante, e na 19ª Zona Eleitoral, em Taguatinga Norte, mas todas as demais unidades da Justiça Eleitoral do DF também estavam de portas abertas para o jovem eleitor.
Agendamento
Entre 1º de janeiro último e 24 de outubro, 65 mil e 20 pessoas tiraram o título eleitoral numa das unidades do TRE-DF. No TRE-DF, a campanha, lançada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral – EJE. Com o fim da Semana do Jovem Eleitor, o estudante que quiser tirar o primeiro título poderá optar por realizar o agendamento no site do TRE-DF ou pelo telefone 3048 4000.
Caso procure a sede do TRE-DF, ao lado da Câmara Legislativa, não haverá necessidade de agendamento. Quem for tirar o título eleitoral pela primeira vez deverá portar a carteira de identidade (passaporte, carteira de estudante ou CNH não são aceitos) ou certidão de nascimento e um comprovante de residência (conta de água, de luz ou de telefone).
Os homens nascidos até 1995 devem levar, além dos documentos acima, o certificado de alistamento militar.