Biometria garante mais segurança nas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) contabilizou o número de pessoas que deverão votar este ano: serão 1.863.883 eleitores. Haverá 598 locais de votação em todo o Distrito Federal.
A biometria - cadastro das impressões digitais dos eleitores - é a novidade nas votações deste ano e se torna uma importante aliada no processo eleitoral no que diz respeito à segurança.
“A votação com sistema de biometria agrega mais segurança. Ela se soma a outros dispositivos de segurança já existentes no nosso sistema como o caderno de votação e exigência de documentação com foto (RG, passaporte, entre outros)”, acrescenta Ricardo Negrão, Chefe da Seção de Informática.
TEMPO DE VOTAÇÃO
O TRE-DF estipula uma média de 1minuto e 30 segundos a 2 minutos para a conclusão da votação de cada eleitor. Isso inclui o momento da identificação até a palavra “FIM” que é mostrada na urna eletrônica.
Para manter esse tempo, é importante que o eleitor anote os seus candidatos em um papel e leve a chamada “colinha” para votar. Os dedos que devem ser utilizados para votar são os indicadores ou polegares. Serão permitidas até oito tentativas de identificação na urna. Mas, se o seu total for ultrapassado, o eleitor deverá ser identificado no caderno de votações com a autorização do Presidente da Mesa de Votação.
Estão à disposição da população 6.663 urnas eletrônicas e o Tribunal ainda fez uma reserva de 10% de “urnas de contingência” para eventuais problemas técnicos que surjam no processo.
A urna eletrônica dispõe de recursos para atendimento às pessoas com dificuldades ou limitações para identificação digital como braile e fones de ouvido.
A.F