Mesários participam de treinamento
Aconteceu neste sábado (30/08) o treinamento dos mesários convocados para atuarem nas eleições gerais, no dia 05 de outubro. Um dos lugares onde ocorreu o treinamento foi no Uniceub da Asa Norte. No local, foi dada instrução aos mesários que atuarão na 14ª zona eleitoral.
Voluntária pela terceira vez, a servidora pública Ana Claudia Thimotheo Santana, que participava do curso, acredita que o cidadão deve contribuir para o exercício da democracia. “Eu acho muito importante as pessoas participarem do processo eleitoral”.
O treinamento orienta tanto quem está participando pela primeira vez, como quem já tem um pouco mais de experiência. E esse ano, mesmo para o mesário que já participou de outras eleições, o treinamento continua sendo fundamental, inclusive por conta do cadastro das impressões digitais dos eleitores (biometria), que é novidade.
Aqueles que atuarem no dia das eleições, prestando serviço a Justiça Eleitoral, em contrapartida, por lei, terão alguns benefícios. Um deles é a dispensa do trabalho, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro de dias de convocação, tanto para os treinamentos como para os turnos das eleições, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral ( Lei nº 9.504/97, artigo 98 ).
“Com certeza, consciência eleitoral nós temos que ter, porque quem não gosta de eleição é governado por quem gosta. Isso é um fato, mas eu também estou aqui pela questão dos dias de folga, que é um benefício para quem é servidor público, acho interessante” ressalta o servidor público João Felipe Ataide, que participa como mesário pela primeira vez.
A contribuição do mesário é muito importante para que haja organização e transparência na execução das atividades referentes à votação.
Patrícia Telpes