Eleições 2014: um exército de apoiadores e voluntários para garantir o livre exercício da cidadania

tredf apooo

Cerca de 1 milhão e 900 mil eleitores irão às urnas no dia 5 de outubro. Serão quase 600 locais de votação. Para que tudo ocorra bem nas eleições deste ano, é necessário todo um aparato de pessoas, equipamentos, veículos e infra-estrutura, que sozinho o Tribunal Regional Eleitoral não conseguiria viabilizar. Assim, conta com parcerias de instituições governamentais e privadas, a fim de garantir que o eleitor tenha tranquilidade para desempenhar aquele que é o exercício máximo da cidadania: votar.

 

Propaganda Eleitoral - Para escolher bem os candidatos, é preciso que o eleitor possa distinguir uns dos outros, comparar propostas, e para isso a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão é uma excelente ferramenta. Mas, como transmiti-la se o TRE não conta com os equipamentos necessários? Formou-se uma parceria com as emissoras de televisão e rádio privadas e públicas, que cederam técnicos e equipamentos para a transmissão da propaganda. As emissoras de televisão Globo, Bandeirantes, SBT, Record, Brasília e Rede TV,  treinaram seus funcionários e  instalaram equipamentos no espaço cedido na sede do TRE para esse fim. Elas, adotando um sistema de rodízio, se responsabilizaram em colocar no ar, em todo o período determinado, a propaganda eleitoral gratuita na TV, consoante prevê a Lei 9.504/97. As rádios CBN, Câmara, Senado e Justiça também cederam o seu equipamento e seu pessoal para a transmissão dos programas nas rádios do DF, utilizando o seu próprio espaço físico.

 

Mobilidade - Preocupado em garantir a mobilidade nos dias das eleições, em primeiro e segundo turnos, o TRE solicitou providências ao DFTRANS – Transporte Urbano do Distrito Federal, por ser o gestor do sistema de Transporte Público Coletivo do DF, para que não ocorra interrupção na disponibilização de transporte público aos eleitores.

 

Segurança - O grande número de pessoas na rua, o acirramento dos ânimos por causa das paixões políticas e a própria disputa eleitoral, podem causar alguns transtornos que ultrapassem o bom senso. Para garantir a segurança da população, das zonas eleitorais e das próprias urnas eletrônicas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e o Tribunal Regional Eleitoral do DF irão trabalhar conjuntamente no Centro Integrado de Comando e Controle Regional- CICCR, disponibilizado pelo Decreto nº 35.745/2014 para atuar também nas Eleições Gerais de 2014, nos mesmos moldes utilizados na Copa do Mundo 2014. Para representar o TRE nesse Centro Integrado foram indicados dois juízes de direito e dois servidores. O CICCR contará, ainda,  com a participação de vários órgãos da Administração Pública do DF, tais como a Polícia Militar do DF, a Polícia Civil do DF, o DETRAN, o Corpo de Bombeiros Militar do DF, Secretaria de Estado Ordem Pública e Social do DF, dentre outros.O Centro atuará 24 horas diárias, a partir de cinco dias antes das eleições, até dois dias após, em ambos os turnos.

 

Com o objetivo de montar as juntas apuradoras, solicitou-se 251 metros de alambrados a Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP.

 

 

Energia Elétrica - Considerando que os procedimentos de votação, justificativa e de apuração, serão realizados exclusivamente por meio eletrônico, o TRE solicitou à Companhia Energética de Brasília (CEB), que mantenha a correta alimentação elétrica durante o período de montagem dos locais de votação e, essencialmente, durante o processo de colheita dos votos.

 

Água - E, para evitar contratempos, foi solicitado à Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília (CAESB) que evite cortes programados e adote medidas emergenciais para corrigir eventuais falhas de abastecimento de água em todos os locais de votação, no edifício sede do TRE, nos 21 Cartórios Eleitorais, cinco postos eleitorais, 598 locais de votação, 142 locais de justificativa e nas 13 juntas apuradoras, enfim, em todos os locais que serão utilizados para a realização do pleito eleitoral.

 

 

Força de Trabalho - Ao quadro de servidores do TRE foram acrescentados 133 funcionários cedidos de outros órgãos públicos, do TJDFT e do GDF, e, ainda, mais 200 estagiários, todos para complementar a força de trabalho do TRE na execução das inúmeras atividades afetas ao processo eleitoral.

 

Transporte - Para auxiliar no transporte de urnas, dos locais de votação para as juntas apuradoras, foram requisitados, de diversos órgãos públicos, de todos os poderes, e de todas as esferas, cerca de 900 veículos, entre carros de passeio, utilitários,  ônibus e igual número de motoristas.

 

Locais de votação - Nos dias de votação, em primeiro e segundo turnos (se houver), os quase 598 locais de votação estarão funcionando como mesa receptora de votação, dos quais 440 serão utilizados também como pólo de transmissão dos resultados; outros 40 locais servirão para receber as justificativas de quem não pode votar em seu estado e nem se cadastrou para o voto em trânsito,  e das 21 Zonas Eleitorais, em 7 funcionarão as juntas apuradoras, outras 14 irão utilizar outros locais para a apuração dos votos. Isso só foi possível graças ao apoio das escolas públicas e privadas, da Universidade de Brasília, dos centros universitários privados, dos shoppings e dos fóruns do Tribunal de Justiça do DF, que cederam suas instalações para a Justiça Eleitoral.

 

Mesários - E, mais ainda, o sucesso das eleições ainda tem o trabalho de mais de 30 mil mesários, dos quais nada menos do que 22 mil são voluntários, ou seja, 73% do total convocado. E para garantir a legalidade e segurança, atuarão aproximadamente 400 juízes e promotores eleitorais, durante todo o período de funcionamento das mesas receptoras até o término da apuração.

 

Só assim é possível se fazer uma eleição, com o apoio e disposição de muitos para garantir o livre exercício da cidadania de todos.

 

Eleitor, não se esqueça!

 

  • No dia da votação, leve um documento com foto e os números de seus candidatos anotados.
  • Antes de sair para votar, tenha a certeza de onde fica a sua seção eleitoral (clique aqui)
  • Este ano as seções eleitorais não receberão justificativas. Veja os locais específicos para justificar sua ausência as urnas (clique aqui)
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido