TRE-DF anuncia projetos sociais para 2015

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal realizou na tarde desta quarta-feira, 8, reunião com representantes de escolas do DF para apresentar o cronograma de projetos sociais do ano de 2015. Compuseram mesa, o Secretário da Escola Judiciária Eleitoral - EJE, Ronaldo Franco, o Vice-Diretor da Escola, Fernando Filho, o Diretor-Geral do Tribunal, Arthur Cezar, a Subsecretaria de Educação Básica do Ensino Fundamental, Cida Prado e a Diretora da Escola do Legislativo, Dra. Liane Alvarenga Santullo.
Um dos projetos desenvolvidos será o “Inclusão social desde a infância”, destinado à crianças do 1 º ao 5º ano do ensino fundamental. Sucesso em edições anteriores, o Inclusão tem como objetivo plantar a semente dos valores que irão ser base para a cidadania, por meio de atividades divertidas e lúdicas. São realizadas eleições nas quais os alunos votam em candidatos que são representados por personagens clássicos do folclore brasileiro como a Iara, o Saci, o Curupira, a Vitória-Régia e o Negrinho do Pastoreiro. Cada personagem defende um tema relevante da sociedade.
Para tornar a apresentação das propostas eleitorais mais palatáveis à idade das crianças, o comício é realizado por meio de um teatro de fantoches. Após o debate, os estudantes votam em algum dos candidatos em uma urna eletrônica igual à utilizada nas eleições tradicionais.
Outro projeto, já consolidado, é o Programa “Eleitor do Futuro”, desenvolvido desde 2004 em escolas públicas e particulares, despertando nos alunos reflexões sobre os seus direitos em um contexto social e interdisciplinar. Tem como objetivo promover a inclusão social, política e econômica dos jovens entre 10 e 18 anos para que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.
Assim, por meio de palestras, distribuição de livretos educativos, debates de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos pelos estudantes são discutidos temas da atualidade e os estudantes conhecem, na prática, o valor da democracia através do voto.
Este ano, mais de 40 escolas já estão confirmadas, mas, de acordo com o Secretário da EJE, Ronaldo Franco, a previsão é de que mais de 60 sejam cadastradas atendendo uma média de 25.000 alunos.
A novidade do ano foi anunciada pelo Vice-Diretor da Escola, Fernando Filho, que comunicou os presentes que em uma parceria com a Câmara Legislativa, o Tribunal estará deixando somente de ir até os estudantes e irá trazer os alunos até o TRE. “A idéia é mostrar como todo o processo acontece, como a eleição é feita e após isso, irmos até a Câmara para ver o que acontece com o nosso voto” explicou.
“Com estes projetos o Tribunal mostra que o nosso trabalho não é só fazer eleição. O TREDF presta serviço de cidadania ao educar aqueles que em breve irão decidir o futuro do nosso país.” Afirmou o Diretor-Geral, Arthur Cezar.