TRE-DF estima número de justificativas inferior a anos anteriores

Como o recadastramento biométrico, finalizado em maio de 2014, mudou o domicílio eleitoral de 131.704 eleitores para a capital, a expectativa é de que o número de eleitores de outras cidades que justifiquem a sua ausência às urnas no Distrito Federal seja bem menor que nos anos anteriores. Em 2012 foram 98 mil eleitores justificando aqui no DF e em 2008 foram 160 mil.
Por não ser subdividido em municípios, o DF não possui prefeito e vereadores, sendo a única unidade da federação em que não haverá pleito. Quem mora na capital nacional só volta a exercer o direito a voto em 2018, ano de eleições gerais na qual se define presidente, governador, senador e deputados federais e distritais.
Serão montados 31 postos de justificativa presenciais, que estarão abertos entre 8 e 17 horas, no dia dos pleitos, com 330 urnas eletrônicas. Ao todo, 688 agentes eleitorais serão convocados para trabalhar. Todo eleitor que tiver domicílio eleitoral fora do DF deve justificar a ausência.
Caso não possa comparecer ao posto de justificativa, o eleitor poderá encaminhar, em até 60 dias a contar da data de cada turno, o requerimento de justificativa eleitoral pós-eleição ao Juiz da zona eleitoral onde está inscrito, para análise e decisão. O requerimento poderá ser encaminhado via correios ou entregue pessoalmente ao Cartório. O requerimento deverá ser acompanhado dos documentos que comprovam a impossibilidade de comparecimento às urnas (atestado médico, comprovantes de viagem, etc,);
Este ano, o eleitor também conta com a possibilidade da justificativa pós-eleição pela internet. Basta acessar o sistema Justifica (http://www.tre-df.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral/sistema-justifica-acesso) e preencher o formulário eletrônico anexando cópia digitalizada de seus documentos pessoais e dos documentos que comprovam a impossibilidade de comparecimento às urnas (atestado médico, comprovantes de viagem, etc,);
A justificativa é gratuita.
O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro, e o segundo turno no dia 30 de outubro.