Desembargador aposentado e primeiro juiz da Infância e da Juventude do DF falece aos 90 anos

O presidente do Tribunal Regional Eleitora do Distrito Federal, lamenta o falecimento do desembargador aposentado do TJDFT Jorge Duarte de Azevedo, o primeiro juiz da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal. Aos 90 anos de idade, era o desembargador mais antigo ainda vivo do TJDFT. Integrou a primeira turma de juízes concursados do TJDFT, que tomaram posse em 1961. Em 1979, assumiu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Nascido no Rio de Janeiro, em 14/7/1926, Jorge Duarte de Azevedo começou sua carreira na Justiça do Distrito Federal como juiz substituto designado para auxiliar na Vara de Família, Menores, Órfãos e Sucessões. No dia 30/3/1967, o magistrado foi promovido, por merecimento, em decreto firmado pelo presidente da República, ao cargo de Juiz de Direito da então recém-criada Vara de Menores da Justiça do Distrito Federal, cargo que exerceu até o dia 2 de maio de 1974.
Ainda em 1974, foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do TJDFT. Já aposentado da magistratura do DF, exerceu o cargo em comissão de assessor judiciário do Supremo Tribunal Federal, pelo período de 1982 a 1989, e o cargo em comissão de assessor especial da Presidência do Conselho de Justiça Federal de 1999 a 2002.
Com trabalhos jurídicos na área de Direito Penal e Direito do Menor, publicados por meio da imprensa e de revistas especializadas, o magistrado recebeu, ao longo da carreira, condecorações e títulos pelo seu relevante trabalho a Justiça Infantojuvenil.
Fonte: TJDFT