Alunos da Faculdade de Direito da UnB simulam julgamento no TRE-DF
Acadêmicos puderam aprender, na prática, sobre o julgamento de casos do STF
Nesta sexta (17), alunos da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB) puderam simular a prática da profissão. A turma foi dividida em julgadores e advogados para a análise de seis casos. Na sala de sessões do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), eles analisaram seis processos controversos que estão no Supremo Tribunal Federal (STF), envolvendo temas como interceptações telefônicas, direitos de transexuais e a utilização de máscaras em manifestações públicas. Os alunos prepararam o memorial e a sustentação oral e puderam atuar nas posições de presidente da mesa, relator, ministro e advogado.
Em entrevista à UnB TV, o professor da disciplina Estágio I e membro do Tribunal Regional Eleitoral André Macedo falou sobre a simulação: “Eles se colocaram na posição de julgador e também de advogado, trazendo várias habilidades que a resolução do MEC exige. Então esse é o propósito: trabalhar essas habilidades dos alunos.” Ele contou que os alunos estudaram os processos durante todo o semestre.
O aluno Alexandre Satyro falou sobre a importância da atividade: “Eu acho que falta muito na faculdade esse tipo de experiências que ensejam um pouco mais a prática de fato do Direito e não apenas o mero estudo. E eu também acho que é importante porque você aprende a questão da ordem dos processos dos tribunais.”
A matéria completa produzida pela UnB TV pode ser acessada no link abaixo: