TRE-DF realiza as eleições do Programa Políticos do Futuro
Estudantes de Ensino Médio do Distrito Federal foram às urnas para escolher seus representantes. Nessa quinta-feira (23), ocorrerá a a diplomação dos alunos no Auditório do TRE-DF.
Na tarde desta segunda (20), cerca de sete mil estudantes do ensino médio participaram das eleições do Programa Políticos do Futuro, fruto de um acordo de cooperação entre a Escola Judiciária Eleitoral e a Secretara de Educação do Distrito Federal. A iniciativa integra as ações sociais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) que objetivam incentivar a juventude ao alistamento eleitoral e ao voto consciente.
Nessa etapa, foi realizada uma série de palestras nas escolas, com o intuito de reforçar a importância da formação de grêmios estudantis. Inscreveram-se para essa edição as seguintes escolas: Centro Educacional Lago Norte, Centro de Ensino 01 do Cruzeiro e Centro de Ensino Médio 12 de Ceilândia.
Durante os dois meses de preparação, os jovens formaram chapas compostas por dez alunos, que se organizam livremente de acordo com o estatuto definido pela escola. O Secretário da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal falou sobre a necessidade de inserir o jovem na política: “Eles é que administrarão o nosso país daqui a uns dias. Eu até falei isso no treinamento de anteontem: está nas mãos de vocês. Eu estou aqui hoje falando para vocês, mas daqui a uns dias vocês é que estarão aqui e que administrarão o país.” O Secretário falou que a idéia é aumentar o número de escolas com grêmios estudantis para os próximos anos.
No Centro Educacional nº 01 do Cruzeiro, foram formadas duas chapas, cujos integrantes são do 1º e do 2º ano e são eleitos para um mandato de dois anos. Por esse motivo, os alunos do terceiro ano apenas votam, uma vez que, no próximo, sairão da escola e isso geraria uma ruptura no mandato.
A Chapa 10 (TRE- Tropa Revolucionária Estudantil) foi presidida pela estudante Júlia Ribeiro Santos (16). A aluna do 1º ano falou sobre a experiência: “Está sendo uma oportunidade única. Traz responsabilidade. É um processo em que você aprende, mas também ensina.” Júlia falou sobre as propostas de sua chapa: “A gente está querendo fazer alguns aulões do ENEM e do PAS, porque eu acho que muitas escolas estão procurando fazer com que a escola volte a olhar mais para esses concursos. A gente está tentando proporcionar um blog em que possamos conversar com os alunos e eles possam interagir.” Ela disse ainda sobre o papel dessa ação junto aos estudantes: “Agregou mais intimidade com os alunos, em que nós pudemos conhecer novas pessoas e debater amigavelmente com elas. Foi uma boa oportunidade para que a gente possa conhecer e saber um pouco do que é o mundo adulto e saber o que é ter responsabilidade.”
A Chapa 20 (Chatuba de Mesquita) foi presidida pelo aluno Erick Aires Silva (17), do 2º ano, que explicou a origem do nome: “A gente teve que encontrar um nome chamativo para a chapa, né? Porque, assim, a pessoa vê o nome e diz: eu vou votar nesse cara, ele é legal porque escolheu esse nome. Há um tempo teve um meme sobre o nome da chapa. E, também é o nome de uma cidade do Rio de Janeiro. Na verdade, tem vários significados: é uma cidade do Rio de Janeiro, pode ser um bonde (um grupo de pessoas).” O estudante falou sobre a experiência de atuar no grêmio estudantil: “O que a gente mais queria era fazer mudança. Porque, nesse ano, por exemplo, o interclasse foi bagunçado. E a gente pensou: se a gente fizer com que o aluno tenha uma vida relativamente feliz na escola, ele gostará de estar na escola. E isso contribui para a escola em números e em diversas outras coisas. E também é legal competir de um modo amigável.” Erick falou sobre as propostas da Chatuba de Mesquita: “Nossa chapa pretende dar mais voz aos alunos. Às vezes os alunos ficam com medo de ir ao serviço de orientação estudantil e ter alguma represália. A gente queria fazer a diferença. O legado que a gente quer deixar é esse: de uma escola que, a partir de um certo momento, fizesse a diferença na vida do aluno.”
Na fila de votação, a aluna Brenda Becker (17), do 1º ano, falou sobre o projeto: “Eu achei interessante porque envolve o jovem com a política e isso é muito importante. A gente tem que abrir a mente e ver que a gente é a política. E, se tem alguém lá em cima, foi a gente que colocou. “
O estudante João Lucas (17) também votou e contou que votará pela primeira vez no ano que vem. João explicou sua escolha nas urnas da escola: “A chapa em que eu estou querendo votar vai trazer muita melhoria para a escola, para a educação.”
As orientadoras educacionais que conduziram as atividades no Centro de Ensino 01 do Cruzeiro , Márcia Coimbra e Andrea Gonçalves, falaram sobre o projeto: “A experiência com o TRE tem sido muito boa porque estamos seguindo todos os protocolos de uma eleição. Ou seja, onde o estudante pode vivenciar uma eleição com todos os espaços formais de uma eleição, para eles irem já pensando de forma mais consciente na hora de votar”, afirmou Márcia. Andrea Gonçalves acrescentou: “Eles já vão tendo esse gostinho do que é representar os seus colegas. Com a parceria com o TRE, isso ajudou a motivá-los a pensar sobre participar.”
A presidente de seção, Letícia Cristina de Souza falou sobre o papel do projeto: “Acho bem interessante, tanto para a gente ter um entendimento mais rígido sobre a eleição, quanto para a escolha de quem vai representar as pessoas aqui na escola.”
O professor de informática, Paulo Eduardo Sousa, atuou como suplente e fez um panorama das atividades :” Teve aluno que viu a urna pela primeira vez e até se emocionou. Então isso foi muito bom para a escola. Como foi a primeira vez em que a gente trouxe uma urna eletrônica para a escola, certos alunos tiveram a prática de votar pela primeira vez. E disseram: agora eu vou adquirir meu título de eleitor para poder votar.”
O aluno Mateus Gomes de Souza (17), do 1º ano, atuou como mesário e afirmou: “Isso pode ajudar a gente na escola, no regimento e tudo. E também ajudará a ter um entendimento para a política.”
As votações foram encerradas às 17h e a chapa vencedora foi a Chatuba de Mesquita, com 103 votos. A Chapa TRE ficou com 95 votos. Ou seja, foram apenas oito votos de diferença entre as concorrentes.
Na quinta-feira (23), ocorrerá a diplomação dos vencedores dessa etapa e dos participantes do projeto Eleitor do Futuro. O evento acontecerá no Auditório do TRE-DF, às 9h30 e a previsão é de que cerca de 150 alunos estejam presentes.