Brasília sedia 73° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel)
Estão presentes presidentes e representantes de 24 estados e do Distrito Federal, além de diretores gerais e assessores de comunicação dosTribunais Regionais Eleitorais do país.

Hoje (6) acontece em Brasília o 73° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). O evento é organizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e sediado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A abertura do encontro foi realizada às 9h, no Salão Nobre do TSE, pela Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), a Desembargadora Eleitoral Carmelita Brasil. Na ocasião, ela agradeceu pela presença de todos: “Desejamos boas vindas à Brasília e agradecemos o esforço que cada um de vocês fez para comparecer, o que muito certamente engrandecerá e frutificará o nosso encontro.”
Em seguida, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso e do Coptrel, Desembargador Márcio Vidal, saudou os presentes e destacou os desafios que surgem com a iminência das eleições “Nós saímos de um momento trivial, em que temos, pela Constituição, pelas leis infraconstitucionais e pela lisura de um processo eleitoral, ações concretas no sentido de valorizar essa jurisdição tão importante.”
Às 9h30 foram iniciadas as discussões em grupos, nas quais os presidentes trataram de temas específicos como calendário eleitoral ,combate às fake news, atendimento virtual ao eleitor, serviço de dados públicos e logística das eleições.
Em paralelo, ocorreu o Encontro dos diretores gerais, cuja pauta foi a redução do orçamento dos Tribunais Regionais Eleitorais. Nesta reunião, realizada no terceiro andar, Eduardo de Castro, Diretor Geral do TRE-DF, abordou o uso de Business Intelligence: Sobre a utilização da ferramenta, ele ressaltou: “Hoje a Administração Pública passa por um momento de reinvenção. É necessário otimizar os recursos, porque cada vez mais temos mais desafios e menos orçamento. Este desafio financeiro passa pela descoberta pela invenção de novas ferramentas para facilitar esse processo.”Em seguida, outros diretores levantaram tópicos como cenário orçamentário da Justiça Eleitoral e terceirização no serviço público.
Enquanto isso, no Auditório II, aconteceu o Encontro dos assessores de comunicação, no qual foi debatido o papel da Comunicação no Processo Eleitoral de 2018.
O resultado dessas deliberações será apresentado aos presidentes após o almoço, às 13h30, horário em que os trabalhos serão retomados. Às 15h haverá uma palestra do Ministro Tarcísio Vieira do TSE e, às 17h, ocorrerá a solenidade de encerramento.