Secretário da EJE ministra palestra para alunos da Escola Classe 59 de Ceilândia
Na ocasião, foram apresentadas situações democráticas e corruptas para que os alunos distinguissem o certo do errado. Além disso, foi abordada a temática fake news.
Hoje (27), o Secretário da Escola Judiciária do Distrito Federal, Ronaldo Franco, ministrou a palestra Voto e Ética Consciente para os alunos da Escola Classe 59 de Ceilândia. A apresentação ocorreu nos turnos matutino e vespertino e tratou de temas como eleições, importância do voto, política, corrupção e fake news. Ao final, foi feita uma demonstração da urna eletrônica.
Para muitos, foi o primeiro contato com a urna. E, apesar da pouca idade e subsequente inviabilidade do voto, os alunos aprenderam a definição de corrupção dentro e fora do mundo político, o que visa à formação de cidadãos mais conscientes. João Pedro, aluno do 4ª ano, acredita que no futuro a interação simulada feita hoje pode contribuir com o futuro do país. “Vai melhorar não só para mim, mas para todos”. O Caio Fernando, também do 4ª ano, acredita nisso: “Com a participação de todos, o país pode melhorar”.
Nas urnas
Apesar de ainda não exercerem seu direito de voto, muitos desses alunos puderam ter a primeira experiência em uma eleição simbólica. Eles puderam escolher deputados federais e distritais, senadores, governadores e presidente. A brincadeira do presente futuramente pode conscientizar cidadãos a escolher políticos melhores para o país.
Paulo Reis, professor responsável pelo encontro da EJE com a escola, reconhece a ideia como estimulo à cidadania das crianças. “Foi muito rico, muito produtivo. Tenho certeza de que eles não vão esquecer esse momento”, comentou. “A gente vê que essa discussão da cidadania está tomando uma forma de ação. Vemos filtros bem conservados, banheiros limpos, cartazes que eles fizeram na questão de cidadania”, e finaliza: “Contar com esse parceiro que foi o TRE foi muito positivo. Espero que tenha sido o primeiro de muitos encontros”.
O palestrante, Ronaldo Franco enfatiza o propósito do encontro: “Estamos preparando-os não só pro voto, mas para se tornarem os verdadeiros cidadãos. Nossa intenção é que eles estejam preparados para num futuro próximo, decidirem o futuro do país”.