TRE-DF realiza diplomação de eleitos em sessão solene
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. A solenidade marca o encerramento da eleição no contexto administrativo.
Nesta terça-feira (18), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou a cerimônia de diplomação dos candidatos às eleições 2018. Ao todo, foram diplomados os quarenta eleitos do Distrito Federal: o Governador, o Vice-Governador, 2 Senadores, 4 Suplentes de Senador, 8 Deputados Federais e 24 Deputados Distritais. O evento ocorreu no Auditório Pedro Calmon, localizado no Setor Militar Urbano, e contou com a presença de mais de mil convidados, entre autoridades, familiares dos eleitos e jornalistas.
O Governador eleito, Ibaneis Rocha, enalteceu o trabalho do TRE-DF no preparo da cerimônia: “A organização do evento foi bastante cortês com todos nós na transição, garantiu lugares para todos os familiares. O TRE-DF, mais uma vez, dando um show: a organização está perfeita e eu tenho certeza de que a cerimônia será lindíssima”.
A solenidade
A cerimônia foi iniciada às 19h com a entrada dos membros do TRE-DF: a Presidente Desembargadora Carmelita Brasil, o Vice-Presidente e Corregedor Waldir Leôncio Júnior e os desembargadores eleitorais Maria Ivatônia, Daniel Paes Ribeiro, Telson Luís Cavalcante, Erich Endrillo e Héctor Valverde.
Além dos membros do TRE-DF, compuseram a mesa de honra o Procurador Regional Eleitoral José Jairo Gomes, o Ministro da Secretaria-Geral, Ronaldo Fonseca, o Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto, a Procuradora-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa e a Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Juíza Maria Isabel.
Em seguida, a Banda da Polícia do Exército executou o Hino Nacional Brasileiro, sucedido do discurso da Presidente do TRE-DF, que destacou os desafios enfrentados pela Justiça Eleitoral no pleito: “A tristeza, a desilusão e a desesperança que se assenhorearam do coração do brasileiro diante de tantas crises, criaram um ambiente de descrença, inclusive nas próprias instituições. Diante de tantas catástrofes sociais, o brasileiro enfrentou as eleições gerais de 2018 soterrado de profunda descrença. Sob esse prisma, a Justiça Eleitoral cumpriu não só o seu papel constitucional, mas sobretudo social de fazer o cidadão fazer acreditar novamente nas instituições constituídas".
Após a fala da desembargadora, foi dado início à entrega dos diplomas, na seguinte ordem: Governador, Vice-governador, Senadores, Suplentes de Senadores, Deputados Federais e Deputados Distritais.
Em seguida, em uma quebra protocolar, Ibaneis Rocha foi convidado a proferir um discurso na tribuna. Ele elogiou o trabalho realizado nas eleições: “Parabenizo a Justiça Eleitoral do Distrito Federal e brasileira pelo magnífico trabalho democrático que todos os juízes do país fazem por esse país e pela maneira forte com que o tribunal atua nas eleições, em parceria com o Ministério Público”. O Governador se dirigiu aos demais eleitos e reforçou: “Nós somos frutos da esperança do povo do Distrito Federal e do povo brasileiro. Esse povo que tava cansado, sofrido, amargurado e sem esperança. Retomou essa esperança nas urnas e elegeu a cada um de nós que temos um compromisso – uns por quatro, outros por oito anos – de levar transparência, dedicação e carinho a essa população que está abandonada”.
No hall de acesso ao evento, a Senadora Leila Barros (PSB) destacou que tem realizado uma série de cursos com vistas ao aperfeiçoamento na matéria legislativa: “Estou me preparando muito, fazendo imersões, estou conhecendo meus companheiros de Senado. Estive em São Paulo fazendo um curso de Planejamento Estratégico Legislativo, enfim, há toda uma preparação. Estou com uma empolgação gigante para tentar ajudar Brasília e o país nesse momento que nós sabemos que será decisivo”.
A Deputada Distrital Júlia Lucy (NOVO), concedeu entrevista à Assessoria de Comunicação do TRE-DF e frisou que a independência de suas propostas é o ponto mais importante de sua candidatura: “Chegar aqui do jeito que eu cheguei sem dever favor me dá muita tranquilidade para respeitar o meu eleitor e seguir a vontade dele”.
Nestas eleições, a então Deputada Distrital Celina Leão (PP) foi eleita ao cargo de Deputada Federal e falou sobre o novo desafio: “A expectativa é muito positiva, eu acho que o Brasil passa por uma grande transformação e fazer parte dessa mudança é muito gratificante. Ser reconduzida a um novo cargo pela população de Brasília é um grande desafio. Eu só posso retribuir isso com muito trabalho e muita dedicação”.
Diplomados em 2018 no Distrito Federal
GOVERNADOR –Ibaneis Rocha Barros Junior
VICE-GOVERNADOR - Marcus Vinicius Britto De Albuquerque Dias
SENADORES - Leila Gomes De Barros Rêgo
Izalci Lucas Ferreira
SUPLENTES – LEILA DO VÔLEI - Leany Barreiro De Sousa Lemos
Maria Ivonete Gomes Do Nascimento
SUPLENTES – IZALCI - Luis Felipe Belmonte Dos Santos
André Felipe De Oliveira Da Silva
DEPUTADOS FEDERAIS - Beatriz Kicis Torrents De Sordi
Celina Leão Hizim
Erika Juca Kokay
Flavia Carolina Peres
Julio Cesar Ribeiro
Luis Claudio Fernandes Miranda
Paula Moreno Paro Belmonte
Israel Matos Batista
DEPUTADOS DISTRITAIS - Agaciel Da Silva Maia
Arlete Avelar Sampaio
Francisco Domingos Dos Santos
Francisco Cláudio De Abrantes
Daniel Xavier Donizet
Fernando Batista Fernandes
Rodrigo Germano Delmasso Martins
Eduardo Weyne Pedrosa
Fábio Felix Silveira
João Hermeto De Oliveira Neto
Iolando Almeida De Souza
João Alves Cardoso
Jorge Vianna De Sousa
José Gomes Ferreira Filho
Leandro Antonio Grass Peixoto
Marcos Martins Machado
Reginaldo Veras Coelho
Rafael Cavalcanti Prudente
Reginaldo Rocha Sardinha
Robério Bandeira De Negreiros Filho
Roosevelt Vilela Pires
Telma Rufino Alves
Valdelino Rodrigues Barcelos
Júlia Lucy Marques Araujo
Para acessar a cobertura completa do evento, clique aqui.