TRE-DF realiza, amanhã, sorteio para a auditoria das urnas eletrônicas no segundo turno
Os trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica são públicos e podem ser acompanhados por qualquer interessado.
Amanhã (27) às 9h acontece, no 2˚Subsolo do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), o sorteio das urnas que serão usadas na Auditoria da Votação Eletrônica, procedimento que visa assegurar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica corresponde fielmente ao escrito em uma cédula de papel. Esse processo é realizado em ambiente filmado e fiscalizado e, para sua consecução, serão sorteadas seis urnas eletrônicas entre todas as seções do Distrito Federal. Destas, três virão para o Tribunal e serão utilizadas no procedimento de auditoria em ambiente controlado que ocorre no dia das eleições - a antiga “votação paralela”. As outras três serão sorteadas para realização de uma auditoria no próprio local de votação, para testar os programas das urnas.
A auditoria da votação Eletrônica
O mecanismo de auditoria antigamente denominado “votação paralela” consiste em evento público realizado no dia da votação, em primeiro e segundo turno, com o objetivo de demonstrar a segurança e o funcionamento das urnas eletrônicas. Ocorre em todo o país, por meio de amostragem, e conta com a participação de representantes de partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também podem indicar representantes para acompanhar os trabalhos os partidos políticos, as coligações, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, a Controladoria-Geral da União, o Departamento de Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e os Departamentos de Tecnologia da Informação de universidades.