Presidente do TRE visita galpão no primeiro dia de carga e lacração das urnas do Distrito Federal
Nesta tarde, a desembargadora participou de uma auditoria dos dispositivos eletrônicos junto a outras autoridades.
Acompanhada do Diretor Geral, Eduardo Castro e do Chefe de Gabinete, Tadeu Costa Saenger, a presidente acompanhou a auditoria de uma urna, aleatoriamente escolhida para o teste. O procedimento foi acompanhado pela Juíza Titular da 13ªZona Eleitoral, Fernanda D’Aquino Mafra, do Promotor que atua 13ªZona Eleitoral, Huerlin Hueb, da Juíza Titular da 17ªZona Eleitoral, Maura Nazareth, da Promotora que atua na 4ªZona Eleitoral, Carla Roberto Zen, da Juíza da 4ªZona Eleitoral, Haranayr Inácia do Rego e do Promotor da 4ªZona Eleitoral, Marcelo da Silva Oliveira.
Após uma breve apresentação das características das urnas, realizada pelo Secretário de Tecnologia, Informação e Comunicação, Ricardo Negrão,as autoridades presenciaram a auditoria. Na ocasião, foi impressa a zerésima, espécie de extrato que traz o nome de todos os candidatos e a confirmação de que não há nenhum voto computado naquele dispositivo). Em seguida, duas pessoas fizeram uma simulação de votação. Os votos computados foram anotados manualmente e, após o encerramento da votação, foi emitido o boletim de urna. Assim, as autoridades puderam comprovar que a votação eletrônica refletiu com exatidão os votos registrados em papel.
Esse procedimento de auditoria é realizado em duas urnas de cada Zona Eleitoral, ao final da carga e lacração das urnas, a fim de conferir transparência e confiabilidade ao processo eleitoral.