TRE-DF realiza primeira transmissão ao vivo de posse realizada por videoconferência

A sessão também marcou a despedida da Desembargadora Carmelita Brasil da presidência do TRE-DF

posse ao vivo

Na tarde desta segunda-feira (20), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal realizou a primeira transmissão ao vivo de uma cerimônia de posse realizada por videoconferência. A solenidade foi iniciada às 17h, e transmitida no canal do órgão no Youtube. A medida visa atender à determinação de que as sessões administrativas e os atos solenes de posse aconteçam sem a presença de público externo, tendo em vista a evolução do quadro do Novo Coronavírus (COVID-19). Na ocasião, o magistrado João Batista Moreira tomou posse no cargo de desembargador eleitoral da Corte Regional Eleitoral, na vaga deixada pelo Desembargador Daniel Paes Ribeiro. 

Conduzida pela Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, a cerimônia reuniu, virtualmente, os desembargadores Mário-Zam, Diva Lucy, Hector Valverde, Erich Endrillo e Telson Valverde. Além dos magistrados, integraram a transmissão o Diretor Geral, Eduardo de Castro, a Secretária de Gestão de Pessoas, Ana Célia Horta, o Secretário Judiciário, Fabio Moreira Lima, o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações, Ricardo Negrão, o Assessor de Comunicação Social, Fernando Velloso e a Assessora da Corregedoria, Aline de Paula Pinho.

Após a execução do hino nacional, a Presidente do TRE-DF apresentou um breve resumo da trajetória do jurista. Em seguida, o empossando prestou o compromisso solene, e o Diretor Geral do TRE-DF, Eduardo de Castro, realizou a leitura do termo de posse. 

Ao declarar o magistrado empossado no cargo, a Presidente do TRE-DF, Desembargadora Carmelita Brasil, o homenageou : “Seja muito bem-vindo. Quando Vossa Excelência tomou posse como membro substituto desse Tribunal, nos disse que esperava encontrar, aqui, um oásis, algum motivo para se sentir cada vez mais estimulado a desenvolver as funções reservadas à magistratura. E eu tenho certeza de que Vossa Excelência encontrará, agora, com muito mais razão, motivos múltiplos, não só para o encontro desse oásis, mas também os estímulos que a convivência com os eminentes pares desperta em todos nós. Vossa Excelência certamente cumprirá, aqui, uma missão, sobre todas as formas, excelente, como tem feito em todos os cargos e funções já desempenhadas. É com muita alegria que nós recebemos Vossa Excelência”. 

Ao fazer o uso da palavra, o empossado cumprimentou os presentes e afirmou: “Não se trata de discursos, mas apenas de palavras para expressar a honra e a alegria de que sou tomado nesta oportunidade, ao assumir a função de desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal. Honra pelo fato de poder servir, mais uma vez, a essa instituição tão importante para a democracia brasileira”.

O magistrado recordou momentos importantes de sua carreira e reforçou o caráter inovador e eficiente da virtualização na Justiça: “Se é possível mencionar algo de positivo nesse triste momento em que vivemos, é o ingresso forçado na telejustiça e a economia de tempo e dinheiro que representa essa evolução”.  Ao final, o desembargador frisou: “Espero poder exercer a minha função com esse equilíbrio e temperança preconizados por Aristóteles, e encontrar, nesse Tribunal, a amizade dos meus ilustres pares, da ilustre presidente e de todos os servidores deste Egrégio Tribunal. Se não fossem outros aspectos da função, essa já seria uma das mais importantes: a de fazer novas amizades e de conviver com os membros desse ilustre colegiado”. 

Ao final da sessão, a Presidente do TRE-DF aproveitou a oportunidade para se despedir da Corte, uma vez que essa sessão demarcou o fim de sua atuação na presidência no TRE-DF: “Foram dois anos de muito aprendizado, de oportunidades excelentes para conhecer pessoas admiráveis que nos encantam na convivência diária. E, por tudo isso, nós vamos guardar recordações excelentes desse período.” Após homenagear servidores e relembrar alguns fatos de sua gestão, a presidente destacou: “Quero dizer a todos os colegas que, embora as circunstâncias muitas vezes nos tenham podado, impedindo que realizássemos tudo quanto havíamos planejado, o que fizemos nos deixou, em parte, satisfeitos. E esse legado nós levaremos conosco com muita alegria”. 

 Por fim, a presidente anunciou que foi plantada uma carreira de ipês na parte externa do Tribunal e, emocionada, concluiu: “Esses ipês certamente irão florescer e formar uma moldura fantástica. Daqui a uns 30 anos, vossas excelências verão o florescer majestoso desses ipês aqui nessa dimensão da vida, e eu verei do outro lado da vida, com a mesma alegria e o mesmo entusiasmo”.

 Ao final da sessão, os desembargadores prestaram homenagens à presidente e ao empossado. Para assistir à transmissão na íntegra, clique aqui.

 

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido