TRE-DF promove live sobre participação feminina no Judiciário nessa quarta-feira
Acompanhe a transmissão pelo perfil do órgão no Instagram (@tredfoficial)
Nessa quarta-feira (24), às 20 horas, a Comissão de Participação Institucional Feminina da Justiça Eleitoral do Distrito Federal (CPIF) e a Escola Judiciária Rui Barbosa (EJE-DF) promovem a live “Participação feminina no Judiciário”. Nessa edição, a jornalista Karen Fontenele entrevista a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio, primeira mulher a ocupar a vaga destinada aos juristas na referida Corte Superior. A transmissão será feita pelo perfil do TRE-DF no Instagram (@tredfoficial).
Nascida em Brasília (DF), a advogada Luciana Christina Guimarães Lóssio é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e sócia-gerente da Sociedade de Advogados "Advocacia Luciana Lóssio". Doutoranda em direito pela Universidade de Salamanca (Espanha), é Pós-graduada em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Possui, ainda, especialização em Direito, Estado e Constituição pela Faculdade de Ciências Jurídicas do Planalto Central e pós-graduada em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual (IDP).
Foi assessora jurídica na Procuradoria-Geral da República durante sete anos, dos quais seis foram trabalhados no Gabinete dos então Procuradores Gerais da República, Geraldo Brindeiro e Claudio Fonteles, com atuação em processos de competência do Plenário do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. E, durante um ano, atuou no Gabinete da Subprocuradora-Geral da República, Sandra Cureau, também com atuação no Supremo Tribunal Federal e, predominantemente, no Tribunal Superior Eleitoral.
Tomou posse no cargo de Ministra Substituta do Tribunal Superior Eleitoral na classe dos juristas em de outubro de 2011, para o biênio de 2011-2013. Em fevereiro de 2013 tornou-se Ministra Titular do Tribunal Superior Eleitoral na classe dos juristas para o biênio de 2013-2015. E, em 2015 foi reconduzida ao cargo para o biênio de 2015-2017.
Foi nomeada Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos Humanos – CNDH para o biênio de 2014-2016. Foi eleita Presidente da Associação de Magistradas Eleitorais Ibero-Americanas durante o período de 2016-2017.
Desde maio de 2017, ocupa o cargo de Presidente da Comissão de Direito Eleitoral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE, da Comissão Especial de Direito Eleitoral, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Conferencista sobre temas de direito constitucional e eleitoral em eventos internacionais (Inglaterra, Itália, Portugal, Espanha, México, África do Sul, Equador, Colômbia, Argentina e Peru); em Órgãos Legislativos e Judiciários do Brasil, Conselho Federal e Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Associações Estaduais da Magistratura e do Ministério Público, bem como em faculdades de Direito.
Observadora eleitoral convidada por organismos eleitorais do Peru, Equador, Paraguai, Colômbia, México, Estados Unidos da América, além de representante da missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos – OEA, a jurista falará sobre os desafios da participação feminina no Judiciário.