Ajude a Justiça Eleitoral a definir metas para 2021
O formulário está disponível no portal do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou, em sua página, uma pesquisa pública que objetiva promover a sua participação na definição de metas para essa Justiça Especializada.
Além de tornar esse processo mais participativo, a iniciativa busca investigar a opinião dos eleitores sobre esse ramo de Justiça e o que ela pode fazer pelo país.
A pesquisa atende às regras do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui princípios para a gestão participativa e democrática na elaboração das metas nacionais do Poder Judiciário.
No rol das metas nacionais para todos os segmentos da Justiça, estão: julgar mais processos que os distribuídos; julgar processos mais antigos; priorizar o julgamento dos processos relativos aos crimes contra a Administração Pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário; e promover a saúde de magistrados e servidores.
Metas específicas da Justiça Eleitoral
No âmbito da Justiça Eleitoral existem metas específicas, como promover campanhas voltadas ao eleitor para ampliar o conhecimento sobre o funcionamento do processo eleitoral e fomentar a participação feminina no processo eleitoral.
A pesquisa que busca a participação da sociedade é exatamente para colher opiniões a respeito da elaboração de uma nova meta que discorrerá sobre uma das seguintes temáticas: acesso à Justiça e à cidadania; desburocratização; gestão processual e documental; planejamento e gestão estratégica; sustentabilidade e cessibilidade; transparência; ou governança de Tecnologia da Informação.
O tema mais votado a partir da pesquisa será incluído como uma das prioridades para o próximo ano.
Acesse a pesquisa e vote.