TRE-DF recebe mais de 3 mil requerimentos via Título Net no fechamento do cadastro
Os eleitores que deixaram de regularizar a situação podem emitir certidão circunstanciada
Mais de 3 mil cidadãos do Distrito Federal foram atendidos pelo sistema Título Net ontem (6). A data foi o prazo final para o envio de solicitações de alistamento, transferência e atualização de dados cadastrais, estabelecido com base no calendário eleitoral. A partir de então, conforme preconiza a chamada Lei das Eleições, o cadastro é fechado para a preparação do pleito.
O atendimento presencial ficou suspenso no período citado como forma de prevenção ao Novo Coronavírus (Covid-19). Para evitar o contágio dos eleitores, a Justiça Eleitoral desenvolveu a ferramenta Título Net, por meio da qual o cidadão pôde requerer atendimento sem sair de casa, além de enviar digitalmente seus documentos. Havendo necessidade, os eleitores serão comunicados por e-mail ou WhattsApp, preferencialmente, para realizarem a complementação.
As movimentações e atualizações cadastrais estão sendo realizadas sem a coleta de biometria. Nestes casos, os eleitores serão posteriormente convocados pelo juiz eleitoral para comparecerem ao cartório eleitoral após o fim da pandemia para coleta de dados biométricos.
Ressaltamos, ainda, que as certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais, negativa de alistamento e filiação partidária se encontram disponíveis em nosso site, não sendo necessário ligar aos cartórios para obtê-las.
Desde a abertura do cadastro eleitoral, em novembro de 2018, os cartórios eleitorais vêm atendendo eleitores com a prestação desses serviços eleitorais, até haver a suspensão do atendimento presencial, em 18 de março, quando as solicitações passaram a ser feitas por meio da internet.
Aos eleitores que perderam o prazo
Os eleitores que deixaram de solicitar o alistamento eleitoral ou regularizar o documento cancelado podem obter uma certidão circunstanciada. Esse documento atesta que o eleitor procurou a Justiça Eleitoral para regularizar a sua situação e não conseguiu efetivá-la porque o cadastro já está fechado. A certidão é solicitada diretamente para o e-mail da Zona Eleitoral. Para saber o e-mail correspondente à Zona Eleitoral da sua região, clique no número da sua região no mapa em nosso site, clicando aqui.
Para o eleitor que esteja em situação regular e necessite da segunda via do título, é possível obter a versão digital do documento baixando gratuitamente o aplicativo e-Título.