TRE-DF empossa Desembargador Demétrius Cavalcanti como Membro Titular
Participam da solenidade autoridades dos três poderes, representantes do Ministério Público, advogados, colaboradores do TRE-DF, amigos e familiares do empossado.

Nesta quinta-feira (15), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal empossa o Desembargador Demétrius Gomes Cavalcanti no cargo de Membro Titular da Corte. Iniciada às 18 horas, a solenidade é transmitida pelo canal do TRE-DF no YouTube e acontece na Sala de Sessões Plenárias do Tribunal. Após a solenidade, o empossado recebe os cumprimentos em um coquetel no Salão Nobre do TRE-DF.
Ocupam a mesa de honra presencial, além do Presidente da Corte, Desembargador Roberval Belinati, o Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Mario-Zam Belmiro; o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo, o Procurador-geral de Justiça Georges Seigneur Coelho; o Representante da OAB/DF, Advogado Sidney Neves e os também Membros do TRE-DF, os Desembargadores Eleitorais Renato Guanabara Leal e Renato Coelho.
Entre os presentes na solenidade esteve o Ministro do STJ, Desembargador Jesuíno Rissato; o Desembargador Armando Camanho, a Procuradora-Geral do Distrito Federal, Ludmila Lavocat Galvão, a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, a ex-Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves - eleita Senadora do Distrito Federal nas Eleições 2022 e o ex-Desembargador do TRE-DF, Advogado Flávio Britto, o Desembargador Wellington Medeiros, bem como os Membros e ex-membros da Corte, autoridades dos três poderes, representantes do Ministério Público, advogados, colaboradores do TRE-DF, amigos e familiares do empossado.
A solenidade
Seguindo o rito, na abertura do evento, o Desembargador Demetrius Cavalcanti foi conduzido pelo Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mario-Zam Belmiro ao lugar que passou a ocupar na bancada do Plenário.
Após a execução do hino nacional, houve o pronunciamento do Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati que saudou os presentes e ressaltou que a Corte é a Casa do Povo e dos Políticos.
O dirigente máximo do TRE-DF, Belinati, realizou uma síntese da vida e carreira do empossado, destacando: “Ainda em tenra idade, nos idos do ano de 1967, trazido que foi, aos 3 anos de idade, por sua saudosa mãe, a Dra. Gilvete Gomes da Silva, advogada e Juíza de Paz, que, como muitos nordestinos, para aqui veio buscar novos horizontes e oportunidades, deixando para traz as dificuldades e a aridez de sua terra de origem.” E pontuou “Destarte, ainda que egresso de outro Estado da Federação, tem no coração como terra natal o Distrito Federal, onde consolidou a formação de sua personalidade e caráter, e se encontram seus familiares e amigos.”
Em seu discurso, o Desembargador empossado afirmou: “Estou emocionado com as palavras. É grande a minha honra em integrar a Corte Eleitoral do Distrito Federal que, juntamente com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal Distrito Federal gozam de elevado conceito nacional, o que muito me orgulha porque componho os dois pretórios.”
Sobre o empossando
Natural de Campina Grande (Paraíba), o desembargador graduou-se em Direito no UniCEUB em 1987 e concluiu sua pós-graduação em Direito Público com especialização em Direito Eleitoral na Universidade Brasília em 2006. Antes da magistratura, atuou como advogado, oficial de justiça e assessor de desembargador.
Chegou à magistratura do DF em 1995. Foi presidente do Júri de Samambaia entre 1987 e 2000. Diretor do Fórum daquela cidade, do Fórum do Juizado Central Criminal do DF e do Forum Mirabete. Titular em Brasília da 4ª Vara Cível, do 1º Juizado de Violência Doméstica, da 2ª Vara de Precatórias e, em 2016, Presidente da 1ª Turma Recursal do DF. Foi, ainda, Juiz Assistente da Presidência do TJDFT entre 2005 e 2006 e promovido a Juiz de 2º Grau em 2016. Na Justiça Eleitoral do Distrito Federal atuou na Primeira Zona e na Zona do Exterior entre 2005 e 2006.
Para assistir à cerimônia na íntegra, acesse o canal oficial do TRE-DF no YouTube.