TRE-DF coordena primeira reunião de alinhamento da COFPE com a Polícia Federal
O encontro aconteceu no Gabinete da Presidência do TRE-DF
Nesta quinta-feira (28), às 17h30, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, promoveu a primeira reunião de alinhamento dos juízes da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE), Hilmar Castelo Branco, Ana Cláudia Loiola e Vitor Feltrim, com a Delegada Mylena Lecy Martins da Costa, Chefe da Delegacia de Defesa Social e Institucional (DELINST/DCOR/SR/PF/DF).O objetivo do encontro foi alinhar o planejamento da utilização do uso de drones no período eleitoral. Participaram da reunião, ainda, o Juiz-Auxiliar da Presidência Pedro Yung-Tay, o Chefe de Gabinete Edvaldo Guimarães Júnior e o Assessor de Gestão Estratégica Reinaldo Luz.
No início da reunião, o magistrado da COFPE Hilmar Castelo Branco pediu informações sobreo trabalho dos drones: “Nós queremos saber um pouco sobre como podemos extrair o máximo desses dispositivos. Como podemos acionar, o que esse drone atual é capaz de realizar em questão de imagem, nitidez, ou seja, o operacional.”
A Delegada Mylena Lecy Martins da Costa respondeu: “A utilização dos drones é importante à prevenção, como por exemplo, da chamada boca de urna, bem como detectar quem está ali tentando aliciar o eleitor. Hoje nós temos o drone no setor de inteligência e na delegacia que trata de crimes ambientais. Então ele é utilizado para fotografar essas questões fundiárias, de desmatamento, entre outros. Nas questões eleitorais, ele era utilizado, basicamente, na véspera e nos dias de eleição, nos principais colégios de votação. Agora haverá também essa utilização de caráter preventivo na fiscalização da propaganda. Nas outras eleições, esse trabalho era realizado pela Polícia Federal de forma autônoma e não com esse viés de propaganda, mas para coibir práticas ilícitas.”
O Juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, integrante da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE) frisou: “Eu acredito que nós podemos, nessa cooperação com a Polícia Federal, verificar e eleger alguns pontos críticos de acordo com a disponibilização da equipe, e acertar um plano de ação.”
Após apresentar a equipe da Corte, o Presidente do TRE-DF destacou à delegada: "Nós estamos aqui para entregar o melhor trabalho, realizar eleições tranquilas e felizes, com o apoio fundamental das forças de segurança."