Presidente do TREDF visita galpão de urnas para conhecer funcionalidade RFID
Leia a matéria para saber mais sobre a tecnologia implantada pelo TREDF
Na tarde dessa quarta-feira (23), o Presidente do TREDF, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa, visitou o galpão de urnas do regional para conhecer a funcionalidade RFID (Radio Frequency Identification), implantada por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), e que permite a leitura das urnas cadastradas por meio de radiofrequência, identificando sua localização.
Durante a visita, o Chefe da Seção de Apoio às Eleições, Carlos Roberto de Menezes, explicou as principais vantagens da aquisição do sistema: “Nós temos um maior controle, uma maior efetividade do parque de urnas. Conseguimos precisar quantas estão em manutenção, quantas estão aptas para uso, entre outros. Isso facilita, ainda, na localização do patrimônio. Por exemplo, anteriormente, se eu precisasse encontrar uma urna, deveria buscar entre as cerca de dez mil existentes até encontrar uma específica. Hoje, posso buscar no sistema e encontrar sua localização exata. Além disso, há uma maior facilidade na hora de transportar a urna do galpão, seja em uma eleição oficial ou uma eleição parametrizada. Assim, há um maior controle de tudo que está saindo para cada zona eleitoral.”
O gestor explicou que a tecnologia, também implantada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), está em fase de implantação nos regionais eleitorais de Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. E acrescentou: “No caso do Distrito Federal, nós compramos uma solução completa: não só para a urna, mas para todos os patrimônios do Tribunal.”