TRE-DF realiza simulação de seção eleitoral para observadores da OEA
Organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a iniciativa visou apresentar aos observadores uma visão abrangente do processo eleitoral
Na manhã desta quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) apresentou a simulação de uma seção aos observadores eleitorais da Organização dos Estados Americanos (OEA). O objetivo foi demonstrar, na prática, o funcionamento dos trabalhos durante o pleito. O evento foi organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o apoio da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRE-DF, e contou com a presença de dezessete observadores de diversas nacionalidades. A simulação foi realizada no B Hotel para que os integrantes da missão tivessem o primeiro contato com o sistema eletrônico de votação brasileiro e esclarecessem todas as dúvidas acerca das etapas envolvidas no pleito.
Na primeira parte do evento, a Assessora da Secretaria de Gestão de Pessoas do TSE, Ana Cláudia Mendonça, o Assessor de Assuntos Internacionais do TSE, Vinícius Quintino, e a Assessora Leila Mascarenhas, realizaram uma apresentação geral do processo eleitoral. Em um segundo momento, o Coordenador de Educação e Desenvolvimento do TRE-DF, Paulo de Tarso, demonstrou o funcionamento de uma seção eleitoral, desde o papel de cada um dos atores eleitorais até a emissão do boletim de urna. Também participaram da simulação as servidoras do TRE-DF Adriana Nava Monteiro (SCE), Karem Campos (AJA), Christiane Oliveira (SESAD) e Karen Fontenele (ASCOM).
No dia 27 de setembro, a Secretaria de Gestão de Pessoas também realizou uma simulação para outro grupo da mesma missão, junto à Secretária de Gestão de Pessoas do TSE, Thayanne Fonseca. A apresentação foi feita pela Secretária de Gestão de Pessoas, Adriana Aparecida, com o apoio da equipe formada pelas servidoras Adriana Nava, Carolina Gonçalves, Christiane Oliveira e Karem Campos.
A Missão de Observação da OEA
Além do Distrito Federal, os observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA) visitarão Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Os principais pontos que serão verificados pelos integrantes da MOE concernem à tecnologia e organização eleitoral, votação no exterior, atuação da Justiça Eleitoral, financiamento político, campanhas e liberdade de expressão, participação política de mulheres, participação de grupos indígenas e afrodescendentes e violência eleitoral. Serão analisadas questões relacionadas à preparação eleitoral, ao dia da votação e à etapa pós-pleito. O objetivo da Missão é colaborar com o aprimoramento do sistema e da democracia brasileira a partir da elaboração dos relatórios.
A Missão realizará uma análise abrangente sobre o processo eleitoral baseada em três pontos: a observação direta; o exame da legislação e da documentação relativa ao pleito; e as reuniões com atores governamentais, autoridades eleitorais, lideranças políticas e membros da sociedade civil.
Após a eleição, será divulgado um relatório preliminar com as observações e recomendações feitas pelo grupo. Uma vez concluído o processo, o relatório final será apresentado ao Conselho Permanente da OEA.