TRE-DF recebe observadores internacionais da Rede Mundial de Justiça Eleitoral
O encontro aconteceu no Gabinete da Diretoria-Geral da Corte e objetivou apresentar aos observadores uma visão abrangente do processo eleitoral brasileiro
Na tarde desta sexta-feira (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) recebeu sete observadores internacionais da Rede Mundial de Justiça Eleitoral. A reunião aconteceu às 15 horas, no Gabinete da Diretoria-Geral da Corte, e teve como objetivo apresentar os principais pontos acerca do sistema eleitoral brasileiro e esclarecer dúvidas dos integrantes da Missão.
Na ocasião, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, o Vice-Presidente e Corregedor, Mario-Zam Belmiro, o Diretor-Geral Eduardo de Castro, o Chefe de Gabinete Edvaldo Guimarães Júnior e o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Andrey Bernardes, responderam às perguntas dos participantes.
Na abertura do encontro, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, agradeceu a presença dos observadores e destacou: “Diversas pessoas do mundo estão acompanhando a nossa evolução eleitoral. Estamos caminhando para o respeito integral dos direitos humanos, para um voto cada vez mais livre, soberano e universal. O eleitor tem liberdade total para escolher os seus representantes. Isso é o que garante a nossa Constituição Federal e a nossa evolução caminha cada vez mais nesse sentido: liberdade total para que as eleições sejam realmente a voz do povo brasileiro e para que as urnas retratem a vontade da população brasileira. Nosso sistema atual está sendo estudado por diversas nações do mundo e confiamos plenamente na eficiência do sistema eletrônico que estamos utilizando. Não corremos riscos ou fraudes nas nossas eleições e teremos um pleito absolutamente transparente.”
No encerramento, o Vice-Presidente e Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mario-Zam Belmiro, ressaltou a importância de receber observadores na Corte: “O TRE-DF agradece por esse encontro. É muito importante informar à população o que presenciaram no nosso processo eleitoral. As autoridades estão à disposição para prestar esclarecimentos e todas as informações que forem solicitadas.”
Em entrevista ao TRE-DF, o Chefe da Missão, o Juiz do Tribunal Eleitoral do México, José Luis Vargas Valdez, fez uma avaliação do encontro: “Foi muito interessante. Nos explicaram questões muito técnicas vinculadas à consecução das eleições, respondendo a algumas dúvidas que tínhamos. Cumpriu com os propósitos da missão.”