Presidente do TRE-DF realiza balanço do primeiro ano de seu mandato no CB Poder

Em entrevista concedida à Jornalista Ana Maria Campos, o Presidente Desembargador Roberval Belinati falou sobre os desafios da gestão até o presente momento, comentou a relação de parceria com o Tribunal Superior Eleitoral e da expectativa para o próximo período

Em entrevista concedida à Jornalista Ana Maria Campos, o Presidente Desembargador Roberval Belin...
Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, na bancada do estúdio do CB Poder, com a Jornalista Ana Maria Campos

Nesta quarta-feira (26), o Presidente da Corte, Desembargador Roberval Belinati, concedeu entrevista à Jornalista Ana Maria Campos, no Programa CB Poder. Na ocasião, o dirigente máximo do regional eleitoral fez um balanço dos principais pontos desenvolvidos em sua gestão, comentou a criação da Central do Eleitor, falou sobre decisões recentes e antecipou tópicos que serão debatidos no Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que será sediado pelo TRE-DF no próximo mês. Confira os principais pontos abordados na entrevista.

A respeito da condução dos trabalhos durante as Eleições Gerais, Belinati frisou os esforços envidados no sentido de incentivar a participação da população do Distrito Federal nas urnas, concluindo que o resultado foi positivo: “Nós tivemos o menor índice de abstenção eleitoral do Brasil”, destacou.

Sobre os episódios do dia 8 de janeiro, Belinati avaliou: “Eu acho que pegou muita gente de surpresa. Como disse o Governador Ibaneis Rocha: houve um apagão geral na área de segurança (...) Não podemos fazer um juízo de valor conclusivo. O inquérito está em andamento. O Supremo está apurando a responsabilidade de cada um. Mas eu acredito que houve um ‘apagão’. E muitas pessoas inocentes, ou manipuladas, ou iludidas, ou ingênuas, acabaram sendo envolvidas nessa chamada ‘tentativa de golpe’. Atos de vandalismo, de destruição do patrimônio público e tentativa de golpe. Eu acho que muitas pessoas queriam insuflar as forças Armadas a praticarem um golpe de Estado - para não deixar determinado candidato permanecer no Governo – para que outro ficasse, e assim por diante. A história está aí para ser contada. Eu acho que envolveu muita gente e agora muitas estão sendo processadas e vão ter que responder pela participação nesses atos de vandalismo.”

Ao falar sobre a relação com o Tribunal Superior Eleitoral, o desembargador afirmou: “Eu tenho um relacionamento excelente com o Ministro Alexandre de Moraes e com todos os servidores do TSE, com o Diretor-Geral Rui Moreira... Tenho recebido muito apoio.” O Presidente destacou que Brasília sediará o próximo Colégio de Presidente dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) nos dias 18 e 19 de maio e que está prevista a participação do Presidente do TSE na abertura. E, ao avaliar a atuação do Ministro Alexandre de Moraes, Belinati no cenário atual, Belinati pontuou: “Ele está atento a tudo que está acontecendo no Brasil e está cumprindo as leis.”

Sobre os tópicos que serão debatidos no encontro que contará com a presença de presidentes dos regionais do país, o Presidente do TRE-DF destacou que serão discutidos assuntos relativos às eleições municipais e assuntos eleitorais de aprimoramento do processo eleitoral, tais como diminuição de filas, logística de justificativas, entre outros. E frisou que o regional eleitoral do Distrito Federal, apesar de não realizar eleições municipais, fará um trabalho intensivo para viabilizar a estrutura de Justificativa no Distrito Federal: “Nós vamos instalar urnas no aeroporto, na rodoviária e em outros centros de grande concentração. Estaremos a serviço da Justiça Eleitoral.”

Ao comentar o Projeto da Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), Belinati acentuou que a ideia é otimizar os recursos agregando os serviços no edifício-sede. Sobre os cartórios que serão desativados, o desembargador explicou: “Muitos desses cartórios estão obsoletos. Então você chega lá e praticamente não vai ninguém. Então vamos concentrar todos os serviços.”

Belinati comentou, ainda, o papel do TRE-DF na realização das eleições dos Conselhos Tutelares, falou sobre as consequências da não-prestação de contas para os candidatos a cargos eletivos e de outros temas de interesse público.

Acerca das expectativas para o próximo ano, o Presidente do TRE-DF concluiu: “Eu espero continuar recebendo esse apoio maravilhoso da Imprensa para nós levarmos essas informações à população. Veja que o TRE-DF tem o dever de fazer um trabalho transparente. E o que nós vamos fazer daqui para frente? São muitos projetos nesse período ainda de um ano que eu vou ter de mandato, sempre servindo à Justiça Eleitoral. Nosso gabinete está de portas abertas para receber a Imprensa, os políticos, os partidos políticos, os advogados, os eleitores e os servidores da Justiça Eleitoral. Nós estamos à disposição. É o nosso dever e fazemos isso com amor e com essa responsabilidade de atender bem a nossa população.”

Para assistir à entrevista na íntegra, clique aqui.

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido