Membros do TRE-DF prestigiam posse do novo Procurador-Geral da República
Paulo Gonet foi empossado no cargo e sucede Augusto Aras. A escolha foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira (13/12)
Na manhã desta segunda-feira (18/12), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, o Diretor da Escola Judiciária Rui Barbosa, Desembargador Renato Coelho e o Desembargador Eleitoral Guilherme Pupe, participaram da solenidade de posse do novo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet. Entre as autoridades presentes, também estiveram o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, os presidente da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e o Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Cruz Macedo.
Ao assumir o controle da PGR, Paulo Gonet se torna chefe do Ministério Público da União e do Ministério Público Federal, cargo responsável por fiscalizar, durante os próximos dois anos, o Supremo Tribunal de Justiça (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A autoridade passa a ocupar o cargo deixado por Augusto Aras em setembro deste ano. Sua indicação foi aprovada pelo Senado na última quarta-feira (13/12), após sabatina da Comissão de Constituição e Justiça.
Em seu discurso de posse, Gonet destacou: “O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa república democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única, na história e no direito comparado”.