Presidente e comitiva do TRE-DF participam do 17° Encontro Nacional do Poder Judiciário
O evento acontece em Salvador (BA) e reúne as principais autoridades e lideranças do Judiciário brasileiro
Nesta segunda e terça-feira (5/12), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, Desembargador Roberval Belinati e uma comitiva da Corte participam do 17° Encontro Nacional do Poder Judiciário. Compõem o grupo o Juiz-Auxiliar da Presidência, Pedro Yung-Tay, o Diretor-Geral Substituto, Edvaldo Guimarães, a Secretária da Corregedoria, Lara Rodrigues, o Assessor de Gestão, Estratégia, Planejamento e Estatística (AGEPE), Reinaldo Luz e a Assessora de Apoio Administrativo, Adriana Nava. A iniciativa tem por objetivos avaliar a Estratégia Nacional do Judiciário, apresentando os resultados do seu monitoramento; debater temas relevantes para a Justiça brasileira; apresentar políticas judiciárias do Conselho Nacional de Justiça; divulgar e reconhecer o desempenho de tribunais em premiações do Conselho Nacional de Justiça e revisar e aprovar metas nacionais e específicas, bem como diretrizes estratégicas para o ano subsequente.
O Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, frisou a importância do evento: “O diálogo com autoridades e representantes dos múltiplos ramos da Justiça fortalece a missão institucional e o jogo democrático. O Encontro representa uma oportunidade unívoca para debater as ações realizadas até o presente momento e projetar metas e diretrizes para o próximo ano.”
O Juiz-Auxiliar da Presidência e Gestor das Metas do TRE-DF, Pedro Yung-Tay, acentuou o papel estratégico da iniciativa: “Uma vez mais os Tribunais brasileiros se reúnem no Encontro Nacional do Poder Judiciário, evento imprescindível para pensar a justiça, refletir sobre os diagnósticos realizados, premiar as melhores práticas e os tribunais que alcançaram os melhores resultados ao longo do ano. A justiça eleitoral do Distrito Federal, com seus abnegados e diligentes servidores e magistrados, é gigante! Merece ser reconhecida pela excelência de seus serviços e pela dedicação de seu corpo funcional! Que possamos sempre sensibilizar nossos recursos humanos para que o TREDF alcance e se mantenha, por muitos e muitos anos, no lugar de destaque e vanguarda que merece!”
O Diretor-Geral Substituto do TRE-DF, Edvaldo Guimarães, falou sobre a presença da Corte no evento: "O Encontro Nacional do Poder Judiciário é um marco temporal de um trabalho árduo que vem sendo desenvolvido por todos os setores do regional. Mais que avaliar ou projetar ações, o momento é fundamental para selar o compromisso da gestão com o aperfeiçoamento de processos, a valorização do quadro e o atendimento da nossa maior razão de existir: o cidadão."
Na referida edição, os presidentes apreciarão e votarão as metas nacionais e diretrizes estratégicas para 2024. A votação pelos presidentes dos tribunais ocorrerá de acordo com o texto base da Proposta Final de Metas Nacionais estabelecido pelo CNJ.
A solenidade de abertura ocorre às 19h e contará com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luís Roberto Barroso, e das seguintes autoridades: o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Alexandre de Moraes; o Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, Ministra Maria Thereza de Assis Moura; o Presidente do Superior Tribunal Militar, Ministro Tenente Brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo; o Presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Lelio Bentes Corrêa; o Corregedor Nacional de Justiça, Ministro Luis Felipe Salomão; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco e o Corregedor-geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
Em seguida, será realizada a conferência magna “Magistratura, Eficiência do Poder Judiciário e o uso das Tecnologias”, proferida pelo Ministro Luís Roberto Barroso. Após a foto oficial por segmento de Justiça, com os presidentes dos órgãos que comparecerem ao evento, será oferecido um coquetel de boas-vindas para recepcionar os representantes dos Tribunais.