Presidente e comitiva do TRE-DF visitam TSE para tratar de Eleições no Exterior
Na tarde de hoje (19), a comitiva do TRE-DF esteve no Gabinete do Diretor-Geral do Tribunal Superior Eleitoral, Rogério Galloro, para tratativas referentes à eleição no exterior
Nesta terça-feira, 19, último dia do ano judiciário, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati, acompanhado do Juiz-Auxiliar da Presidência, Pedro Yung-Tay, e da Diretora-Geral Lúcia Bitar, estiveram em reunião com o Diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rogério Galloro, para tratar de assuntos pertinentes à realização das eleições gerais no exterior. O TRE-DF é o responsável por viabilizar o voto dos brasileiros que residem nos diversos países do mundo nas eleições para a escolha do Presidente da República.
A proposta levada ao TSE é a formação de um grupo de trabalho para estudos, com a antecedência necessária, para a criação de meios técnicos e logísticos que possam vir a aumentar a participação dos potenciais eleitores residentes no exterior, facilitar a logística de preparação das urnas ao redor do mundo e, ainda, reduzir custos operacionais.
Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete da Presidência, Edvaldo Guimarães, o Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC), Andrey Bernardes, o Assessor de Planejamento, Reinaldo da Luz, e o Assessor-Chefe de Comunicação Social (ASCOM), Fernando Velloso, além do Assessor de Gestão Eleitoral do TSE, Tiago Fini.
Belinati frisou a importância da votação dos brasileiros residentes no exterior, ressaltando a demanda reprimida, e afirmando que estas pessoas, além do direito que têm de votar, podem, eventualmente, fazer a diferença em uma totalização de resultados.
Galloro, atento à demanda do TRE-DF, mostrou-se sensibilizado com a criação do Grupo de Trabalho para os estudos cabíveis e a apresentação de propostas viáveis.
A ideia é incluir também representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O órgão integra o processo operacional de distribuição das urnas no período eleitoral e de disponibilização de força de trabalho nos consulados e embaixadas brasileiras.
Comitiva presente no TSE. Da esquerda para a direita: Diretora-Geral do TRE-DF, Lúcia Bitar; o Diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rogério Galloro; Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati; Juiz-Auxiliar da Presidência, Pedro Yung-Tay; Assessor de Planejamento, Reinaldo da Luz; Chefe de Gabinete da Presidência, Edvaldo Guimarães; Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC), Andrey Bernardes; Assessor de Comunicação (ASCOM), Fernando Velloso e o Assessor de Gestão Eleitoral do TSE, Tiago Fini.