Presidente do TRE-DF é agraciado com Medalha do Mérito Legislativo
A distinção honorífica é um reconhecimento do Legislativo local à atuação do Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, em prol da Justiça Eleitoral
30/06/2023 15:50
-
Atualizado em 30/06/2023 15:54
Na noite desta quinta-feira (30), o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, foi condecorado com a Medalha do Mérito Legislativo pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no grau Grã-Cruz. A distinção honorífica foi entregue pelo autor da homenagem e Presidente da CLDF, Deputado Wellington Luiz, como reconhecimento do Legislativo local à atuação do Desembargador em prol da Justiça Eleitoral. Cerca de 120 pessoas prestigiaram o evento, que aconteceu às 19 horas no Plenário da CLDF, entre autoridades do Judiciário e dos demais Poderes da República, além de familiares, amigos e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).
A Mesa foi composta pelo Presidente da CLDF, Grão Mestre e Chanceler da Medalha do Mérito da Ordem do Mérito Legislativo do Distrito Federal, Deputado Wellington Luiz Silva; o homenageado, Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati; o Primeiro Secretário da CLDF, Deputado Pastor Daniel de Castro; o Arcebispo da Cúria Metropolitana de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cézar Costa; o Secretário-Geral da Presidência do TSE, José Levi Mello (representando o Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes); o Segundo Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha (representando o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo); o Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro; a Vice-Presidente da OAB-DF, Lenda Tariana Dib Faria; o Frei da Ordem da Nossa Senhora das Mercês, Rogério Soares de Almeida e o Senhor José Henrique de Almeida.
O evento
Na abertura na solenidade, o Presidente da CLDF, Deputado Wellington Luiz, destacou ao homenageado: “Tenho certeza de que o senhor está feliz, mas nós estamos dez vezes mais. Doutor Belinati, eu tive o prazer, a felicidade de condecorá-lo com o Título de Cidadão Honorário e a gente precisava, logo depois das Eleições, encontrar algum instrumento que pudesse reconhecer o Senhor, a todos os juízes eleitorais e o que foi feito nesse país. E eu digo que o senhor, sem dúvida nenhuma, é um tributo à democracia.”
O amigo do homenageado, José Henrique de Almeida também discursou ao desembargador, destacando suas qualidades: “Homem de Deus, cristão, dedicação total à sua família e seu filhos. Família em primeiro lugar na sua vida. Correto sempre, gentil, humilde, atencioso e amigo.”
Em seguida, o Frei da Ordem da Nossa Senhora das Mercês, Rogério Soares de Almeida cumprimentou o agraciado com a Medalha: “Essa honraria expressa toda sua postura ao longo de anos de serviço público: de homem coerente, de homem honesto. Aquilo que fala é aquilo que vive.”
A Vice-Presidente da OAB-DF, Lenda Tariana Dib Faria, frisou em sua fala: “Hoje venho em nome do Délio (Presidente da OAB-DF), que não pode estar aqui hoje, infelizmente, mas que muito admira o trabalho que o Desembargador vem desenvolvendo junto à Presidência do TRE-DF. Eu, como Vice-Presidente da OAB-DF, falando já por mim, gostaria de parabenizar primeiro o Deputado Wellington, por permitir que a gente possa prestigiar e homenagear. (...) A nossa missão aqui, principalmente perante a família é dizer o quanto o admiramos, o quanto o seu trabalho faz diferença em todo o Distrito Federal.”
Ao discursar, o Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro, destacou: “Falar do Desembargador Roberval Casemiro Belinati é muito fácil e, ao mesmo tempo, muito difícil. É fácil, porque eu creio que todos nós aqui –praticamente é uma unanimidade – tratar-se de um homem honrado, uma pessoa que não há realmente nada que o desabone. É difícil porque ele vem acumulando, ao decorrer de sua vida, tantas homenagens por tantas atividades em prol da sociedade que, portanto, não há como enumerá-las em tão pouco tempo.”
Em seguida, o Segundo Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha, afirmou que o homenageado “muito orgulha o Tribunal de Justiça do Distrito Federal com essa Comenda.” E acrescentou: “Para mim é uma honra estar aqui nesta Casa Legislativa, representando o Presidente do egrégio Tribunal do Distrito Federal e dos Territórios, Desembargador Cruz Macedo.” Amigo há mais de 30 anos do homenageado, o Desembargador destacou: “O Desembargador Belinati ostenta um currículo invejável, tendo atuado como repórter, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados, radialista, vereador da Câmara Municipal de Londrina, além de advogado, antes de ingressar na carreira de magistrado.”
O Procurador Regional Eleitoral, Zilmar Drumond, ressaltou a importância histórica do magistrado: “Vossa Excelência, como integrante do Judiciário, é parte dessa geração que escreveu a transição da história do Brasil. Nós saímos de um tempo – página infeliz da nossa história – para sermos possibilitados de elegermos nossos representantes e de vivermos uma democracia.” O Representante do Ministério Público Eleitoral que atua no TRE-DF destacou a final de sua fala: “Revelo aqui, na Câmara Legislativa, que uma de suas funções mais nobres é reconhecer e homenagear pessoas que trabalham pela democracia, que trabalham pela manutenção do estado democrático de direito. E nós temos um coração grato por tudo que o senhor fez.”
O Deputado Robério Negreiros enviou uma mensagem ao homenageado, na qual constava os seguintes dizeres: “Esse reconhecimento é mais que merecido por sua notável trajetória e contribuição à Justiça Eleitoral, garantindo transparência e eficiência para o estado democrático de direito.”
Ao ocupar a tribuna, o Primeiro Secretário da CLDF, Deputado Pastor Daniel de Castro falou ao Presidente Belinati: “Receba aqui a nossa gratidão por sustentar a Justiça desse país.”
Representando o Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes, o Secretário-Geral da Presidência do TSE, José Levi Mello, pontuou que sua fala teve como objetivo: “Expressar a imensa alegria da Justiça Eleitoral com a homenagem que a Câmara Legislativa do Distrito Federal presta ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal.” E acrescentou: “Dou o testemunho, com muito gosto, de que o Desembargador Roberval Casemiro Belinati personifica o que há de melhor na Justiça Eleitoral: pessoas devotadas à promoção do regime democrático brasileiro.” E destacou: “O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Alexandre de Moraes reconhece e enaltece o papel de Vossa Excelência”.
O Arcebispo da Cúria Metropolitana de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cézar Costa, também homenageou o desembargador: “O senhor é um homem humilde, e porque é um homem humilde, tem essa consciência muito clara da sua missão e busca a sabedoria. Porque quem vive com humildade busca a sabedoria. A sabedoria não nos é dada somente pela Ciência. A Ciência nos dá muita coisa – eu vim da Academia – ela faz muita coisa, mas o que faz com que as melhores atitudes sejam tomadas no dia a dia é a sabedoria.” Ao afirmar que o desembargador tem consciência dessa relação, o Arcebispo concluiu: “Por isso conduziu a festa da democracia, o processo eleitoral nesse período de polarização com profunda competência, maestria, com profunda sabedoria. Esta honraria é um reconhecimento justo de seu grande trabalho em prol do povo e da democracia.”
Ao final dos discursos da Mesa de honra, foi lido um texto com curiosidades sobre o homenageado, enviado pela família.
Após as homenagens das autoridades e da leitura das curiosidades, a Câmara Legislativa exibiu vídeos com mensagens da família do Presidente. A esposa, Rosângela Belinati, foi a primeira a discursar: “Eu fico muito feliz em ver você realizar os planos de Deus na sua vida profissional, familiar, espiritual, colocando seus talentos, seus carismas, os dons que Jesus te deu a serviço da nossa nação, do próximo, da família.” Para assistir a todas as homenagens e discursos, assista à transmissão na íntegra, no canal da CLDF no YouTube.
Depois das falas dos familiares, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, recebeu a Medalha do Mérito Legislativo, e proferiu seu discurso, no qual destacou: “É com muita honra e gratidão que recebo a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na categoria Grã-Cruz, em reconhecimento ao trabalho que ajudei a realizar na organização das últimas eleições gerais no Distrito Federal, e nas eleições no exterior, em 101 países, para presidente da República..”
Belinati frisou ao Chanceler da Medalha: “Deputado Wellington Luiz, aceite minha eterna gratidão. A Medalha que recebo é muito importante para mim e para minha família. Peço licença, Deputado, para compartilhar essa homenagem com todas as pessoas que convivem comigo.”
Ao final da solenidade, a CLDF ofereceu um coquetel aos presentes.
.
.
Curiosidades sobre o Presidente do TRE-DF – Texto elaborado pela Família**
-Casou-se com Rosângela em 17/03/1979, há 44 anos, a quem conheceu na faculdade de direito, no Centro de Ensino Unificado de Brasília – UNICEUB. Tiveram 9 filhos - 6 na terra e 3 anjinhos no céu, como costumam falar.
- Gosta de cozinhar aos sábados para toda a família. É um excelente cozinheiro, acompanha vídeos de receitas no YouTube e é mestre na elaboração do famoso “bacalhau do Roberval”.
- Por muitos anos reservou as férias para viajar com a esposa e filhos, do Nordeste ao Sul do País, com a famosa e tão querida Veraneio. As viagens levavam até 3 dias para chegar ao destino final, pois costuma dirigir calmamente na estrada, ao som de músicas religiosas, sertanejo e rock para agradar os filhos. Durante as viagens, havia os momentos de guerra de fraldas e travesseiros, cantorias, piadas, choros, brigas e gritaria entre os irmãos. Mas nada tirava a tranquilidade e o foco do grande motorista no trânsito, salvo as paradas obrigatórias quando via uma tenda de pastel e caldo de cana à beira da estrada.
- Não gosta muito de praia nem de altura, mas está sempre presente nas aventuras da família para agradar. Muitas vezes vai de sapato e calça jeans para a areia, pois não gosta de se queimar no sol.
- É uma pessoa engraçada, gosta de fazer piadas e imitar o personagem Mr. Bean.
- Gosta de comer um docinho escondido, apesar de ser diabético, e de agradar os netinhos com doces e chocolate.
- É um pai e avô coruja. Mesmo cansado se esforça para estar presente em todos os eventos.
- Sempre levou e buscou os filhos na escola, mesmo quando era juiz em Brazlândia. Sempre participou das reuniões de classe, eventos e festividades escolares.
- Como professor, ficou famoso por elaborar apostilas e aplicar questionários com mais de 100 questões a serem respondidas de forma manuscrita pelos alunos. Muitos de seus ex-alunos, apesar do trauma, relatam que as apostilas serviram como base de estudo para concurso público e como parâmetro para a montagem de aulas. Diversos alunos se tornaram professores e grandes autoridades do DF, entre elas o atual governador.
- Sempre sonhou em ganhar na loteria e comprar o intitulado “Castelo da Rosinha” (em homenagem à esposa) e construir um condomínio para toda a família. Faz cálculos diários de como seria a divisão da fortuna da loteria entre a esposa, filhos, genros, noras, netos, demais familiares e amigos, de modo que ao final percebe que não sobraria nada para ele, tamanha generosidade.
- É sempre muito atencioso e preocupado com as pessoas, procura ajudar a todos.
- Participa ativamente das atividades da igreja, a exemplo do Encontro de Casais com Cristo – ECC, encontro de jovens “Segue-me”, “Apostolado da Oração”, “Mães que oram pelos filhos” (acompanha a esposa nesta missão).
14m 00s de leitura