Laboratório de inovação e objetivos de desenvolvimento sustentável (LIODS) realiza palestra no TRE-DF

Palestra foi proferida pelo doutor em ciência política, Pedro Cavalcante.

LIODS2
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (29), a palestra "A capacidade inovadora da (e na) Justiça Eleitoral: Possibilidades e Desafios" proferida pelo doutor em ciência política, Pedro Cavalcante, e promovida pelo laboratório de inovação e objetivos de desenvolvimento sustentável (LIODS) do TRE-DF em parceria  com o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF - SINDJUS-DF. 
Além do palestrante, compuseram a mesa, o Presidente do Tribunal, Desembargador Roberval Belinati, o Juiz Coordenador do LIODS, Dr. Pedro Yung-Tay Neto, o coordenador geral do SINDJUS, José Rodrigues Costa Neto e a Assessora de Comunicação Substituta, Karen Fontenele.
Na abertura, o Desembargador Roberval Belinati cumprimentou a todos os presentes e destacou que falar sobre inovação na JE é falar sobre democracia "Estive no último Colégio de Presidentes dos TREs, em Recife, e o foco do debate foi justamente o uso da tecnologia a serviço da Justiça Eleitoral, principalmente relacionado à inteligência artificial. Aqui no TRE-DF trabalhamos no presente com o olhar no futuro cumprindo o papel de agente de transformação no contexto democrático. Acreditamos que fomentar a inovação, a imaginação e o pensamento criativo ultrapassa as barreiras da automatização de serviços e processos e que isso consiste na tarefa de fazer com que nós possamos revelar nosso verdadeiro potencial em benefício da humanidade" afirmou o Presidente.
O Juiz Coordenador do LIODS, Dr. Pedro Yung-Tay Neto, também teve fala na abertura do evento ressaltando que o Laboratório de Inovação não é algo distante, não é algo que somente está nas normas do CNJ e que o Tribunal implementou para garantir seus pontos. "A instalação do LIODS irá trabalhar dores de todas as áreas, inclusive de áreas que não estariam inicialmente no radar da administração para resolução destas questões. O Laboratório irá trazer soluções de forma muito importante para toda a instituição e para nosso jurisdicionado" esclareceu.
Em sua palestra, o Dr. Pedro Cavalcante explicou que a inovação não é uma panaceia, ou seja, não é uma solução para todos os problemas. " A inovação possui consequências positivas mas também negativas. A internet, por exemplo, revolucionou o mundo mas possibilitou as fake news.  Desta forma, temos que entender a inovação como uma alternativa que acompanha mudanças e tendências.
O palestrante afirmou a necessidade ainda de existir mantenedores e não só inovadores dentro da instituição. "Toda organização já tem um espaço de estabilidade e um espaço de dinamismo. Não podemos alterar tudo drasticamente e sim criar áreas para inovar mas equilibrando a novidade com a estabilidade" disse.
As dificuldades para inovação também foram abordadas. "Inovar não é só ter ideia. É fazer com que esta ideia seja viável e aplicável. Quando você está propondo algo inovador você está saindo do status quo. Se implementar políticas de gestão no dia a dia já é difícil, imagine fazer diferente" complementou o palestrante.
ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido