TRE-DF realiza aposição da foto de servidor na Galeria de diretores-gerais
A solenidade aconteceu às 16 horas no edifício-sede da Corte e contou com a presença de autoridades, servidores e amigos do ex-diretor-geral Guilherme Valadares

Nesta segunda-feira (20), às 16 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) realizou a cerimônia de aposição de foto do servidor Guilherme Valadares Vasconcelos na galeria de diretores-gerais da Corte. O evento aconteceu no 4° andar do edifício-sede do TRE-DF e foi prestigiado por autoridades do Poder Judiciário, servidores e amigos do homenageado.
Participaram do evento o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, o Corregedor Regional Eleitoral, Desembargador Mário-Zam Belmiro, os desembargadores da Corte Renato Guanabara Leal, Renato Coelho, Fabrício Fontoura e Guilherme Pupe, bem como o Juiz-Auxiliar da Presidência Pedro Yung-Tay Neto.
Das autoridades do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT), participaram o ex-presidente Romeu Gonzaga Neiva e os desembargadores James Eduardo Oliveira e Luiz Gustavo Oliveira, José Firmo Reis Soub, Maurício Miranda.
O Presidente da Associação de Magistrados do Distrito Federal (Amagis), Carlos Alberto Martins também esteve presente na solenidade, assim como servidores de ambas as Casas e amigos do homenageado.
Conduzida pelo Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, a cerimônia teve início às 16 horas, com a fala do dirigente-máximo do Tribunal, que pontuou:
“O servidor Guilherme Valadares, nascido no Rio de Janeiro, casado com Ana Cristina e pai de Guilherme e Mariana, é servidor efetivo do TJDFT, onde tomou posse em 1986. Naquele Tribunal, começou a trajetória profissional na área de informática e a seguir migrou para a área fim de segunda instância, sendo diretor de Turma Cível e, depois, indo para o gabinete do desembargador Humberto Ulhôa, a quem acompanhou por mais de 20 anos até a aposentadoria de Sua Excelência. Neste período também ocupou a chefia de gabinete da 1ª Vice-presidência e a Secretaria-Geral da Corregedoria do TJDFT e, ainda, a Diretoria-Geral deste Tribunal Eleitoral. Atualmente, após passagem como Secretário do Conselho Especial do Tribunal de Justiça, é assessor do Eminente Desembargador Maurício Miranda.
Guilherme, como se vê, possui carreira de mais de 37 anos de serviço prestados à Justiça do DF com grande competência e dedicação por onde atuou e ainda atua.
Neste Tribunal, a frente da DG, não foi diferente e precisou emprestar suas habilidades de gestão e experiência no Judiciário para auxiliar a presidência do desembargador Humberto Ulhôa em período ímpar da história em função da inesperada pandemia, que obrigou a grandes ajustes de rotinas de trabalho para que o TREDF se mantivesse ativo e atendendo plenamente a população, inclusive, no período da justificativa eleitoral em 2020.
A exemplo das importantes e necessárias adaptações está a implantação do teletrabalho e a adoção das reuniões virtuais.
O servidor Guilherme, ainda reúne as qualidades de um poeta e de um músico, competências que exerce em horários diversos ao trabalho.
Prezado Guilherme, parabéns por esta singela, mas justa homenagem e saiba que seu nome e sua foto ficarão gravados na história deste TREDF. Parabéns!”
Em sua fala de agradecimento, o ex-diretor-geral Guilherme Valadares agradeceu pela homenagem prestada. Confira, na íntegra, o discurso do homenageado:
“Cumprimento a todos os presentes, na pessoa do Presidente desta Corte Eleitoral, eminente Desembargador Roberval Belinati.
Nessa simplória solenidade, valho-me de minha humilde condição de ex Diretor-Geral para aqui comparecer reverente diante da majestade deste templo da Justiça Eleitoral, apenas como um devoto, para reafirmar a profissão de fé no serviço público, ao qual jurei servir, a quase quatro décadas, com destemor e lealdade.
Minhas palavras são apenas de agradecimento. Não poderiam ser diferentes.
Agradecimento ao eminente Des. Belinatti, pela lembrança e carinho fraterno sempre dirigido à minha pessoa.
Ao Des. Humberto Ulhôa, por confiar no meu trabalho, jurídico e administrativo, durante duas décadas. Embora ciente de minhas limitações, durante esses 20 anos não medi esforços, ao lado de Sua Excelência, para contribuir em prol do Tribunal de Justiça e deste Tribunal Eleitoral, atuando preventivamente e remediando os inevitáveis problemas surgidos. Ao Des Maurício Miranda, grande por dentro e por fora, por continuar a acreditar que, como servidor, ainda posso contribuir, de algum modo, com a Justiça.
Aos meus queridos colegas do TRE, servidores e terceirizados, com quem convivi durante dois anos, a quem agradeço humildemente a todos, sem exceção, dos mais humildes àqueles com responsabilidades redobradas, e o faço na pessoa da servidora Lúcia, que condensa em todos os colegas inúmeras qualidades que transcendem a dedicação à Justiça Eleitoral.
Agradeço a todos os presentes, amigos e autoridades, por dedicarem seu precioso tempo a esse servidor que vos fala.
Meus amigos,
Sonhar é viver para frente. Recordar é viver para trás. O sonhar é próprio dos jovens, dos que têm projetos a realizar, metas a atingir, amores a conquistar. O recordar é próprio dos velhos, daqueles que, ao longo da vida, viram seus sonhos transformar-se em realidade ou frustrações. Por isso mesmo, ao invés de fazer planos para o futuro, os mais velhos voltam os olhos para o passado, revivendo emoções já sentidas, fazendo renascer esperanças desfeitas, reativando feridas já cicatrizadas, enxugando lágrimas ou reabrindo sorrisos que a vida costuma alternar...
Depois de quase 40 anos de serviço público, já me sinto velho.
Renovo meu agradecimento especial ao eminente Presidente desta Corte Eleitoral e a toda sua equipe da “linha de frente”, na pessoa do Dr. Eduardo, profissional ímpar e competente, que merece todo o nosso respeito.
Por fim, peço escusas aos eminentes colegas do TRE se não correspondi, a contento, com o que me comprometi a realizar. Mas saibam que me dediquei dia após dia, de corpo e alma, ao TRE/DF.
Admiro vocês e essa Casa.
Muito obrigado a todos.
Homenagens
Além do presidente, discursaram o corregedor, o ex-presidente Romeu Gonzaga Neiva, o presidente da AMAGIS, Carlos Alberto Martins e o atual diretor-geral do TER-DF Eduardo de Castro. Todos elogiaram a trajetória profissional do servidor e a competência dedicada ao TRE-DF
Sobre o homenageado
Guilherme Valadares Vasconcelos foi diretor-geral do TRE-DF no biênio 2020-2022. Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), é pós-graduado em Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Entre os cargos ocupados pelo homenageado, servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal há 38 anos, estão o de diretor de secretaria da quarta turma Cível do TJDFT por dez anos, assessor do ex-presidente do TRE-DF, Desembargador Humberto Adjuto Ulhôa durante 13 anos, chefe de gabinete da 1ª Vice-presidência do TJDFT por dois anos e secretário-geral da corregedoria de justiça do Distrito Federal e dos Territórios durante dois anos.