TRE-DF realiza homenagem para ex-diretora-geral Lídia Moura
A cerimônia aconteceu durante a sessão desta segunda-feira (9)

Na segunda-feira (9), às 17 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal realizou homenagem institucional à ex-diretora-geral Lídia Maria Borges de Moura. Compuseram a mesa de honra o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, o Corregedor, Desembargador Mário-Zam Belmiro, e os desembargadores Renato Guanabara Leal, Renato Coelho, Fabrício Fontoura, Demétrius Cavalcanti, o Procurador Regional Eleitoral, Zilmar Drummond, o ex-Presidente do TRE-DF, Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, o Juiz-Auxiliar da Presidência, Pedro Yung-Tay Neto, a homenageada e seu esposo, Leonardo Abreu.
Em seu discurso, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, destacou:
“Nesta tarde, modificando brevemente o encerramento desta sessão, peço a Vossas Excelências, também aos senhores servidores e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal aqui presentes, aos nossos convidados e convidadas, um momento de atenção.
Estamos recebendo neste Plenário uma servidora da maior importância para este Tribunal. Chefe de Gabinete da Presidência do TRE no Biênio 2010-2012 e Diretora-Geral no Biênio 2016-2018, essa mineira de Conquista, Administradora de Empresas, foi formada no Centro Unificado de Brasília, CEUB, hoje UniCEUB.
Filha de dona Dalva e de seu Bráulio, esposa do Léo, mãe da Luiza e do Arthur, irmã querida, amiga devotada, servidora ímpar, colaborou decisivamente para grandes avanços nesta Corte da Justiça Eleitoral.
Dentre várias outras benesses para o público externo e interno desta Casa, foi responsável pela reforma de todos os cartórios eleitorais do DF, adaptando-os às regras de acessibilidade, em prol do jurisdicionado com deficiência. Nesses cartórios, promoveu a substituição de todo o mobiliário antigo por outro totalmente ergonômico, zelando pelo bem-estar dos servidores, em promoção da saúde laboral.
Reformulou o Programa de Assistência à Saúde do Servidor, o TRE-Saúde, restituindo-lhe o equilíbrio financeiro; e reestruturou a área de licitações e contratos, aplicando critérios de governança e estabelecendo a capacitação e valorização dos servidores desta área. Definiu e aperfeiçoou vários procedimentos internos, dentre muitas outras iniciativas, que o breve tempo de fala nos impede detalhar agora.
Não somente aqui, mas desde os idos de 1990, nos corredores também do TJDFT, essa extraordinária servidora muito realizou para o desenvolvimento da administração e da prestação jurisdicional da Justiça do Distrito Federal; serviu, no sentindo próprio da palavra servir, com competência, dedicação e talento, ao Tribunal de Justiça, trabalhando em favor, assim, da sociedade do Distrito Federal.
Com muita competência, é necessário ressaltar, dedicou-se ao TJDFT por várias gestões, ao exercer relevantes funções como: Chefe de Gabinete da Primeira-Vice Presidência, comandada então pelo eminente Desembargador Romão Cícero de Oliveira; Secretária de Assistência e Benefícios, hoje o ProSaúde ; Secretária de Pessoal, atualmente Gestão de Pessoas; Secretária de Documentos e Informações, atual Gestão da Informação e do Conhecimento; Secretária-Geral da Corregedoria da Justiça do DF e dos Territórios por quatro anos consecutivos; Secretária-Geral do TJDFT na administração do saudoso Desembargador João Mariosi; e Secretária de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica de 2018 a 2020, sob a Presidência do excelentíssimo Desembargador Romeu Gonzaga Neiva, quando, então, se aposentou.
Por sua ampla experiência no Tribunal de Justiça e inegável competência, foi convidada a retomar as atividades na mesma Secretaria de Planejamento, de 2020 até o mês de setembro de 2023, por mais duas gestões subsequentes.
Destacamos que, não por acaso, enquanto esteve à frente do planejamento estratégico do TJDFT, com natural espírito de liderança e proatividade diante dos desafios, colaborou determinantemente para que o Tribunal de Justiça do DF fosse alçado quatro vezes ao Prêmio Diamante do CNJ, sendo que, em uma delas, a instituição também obteve o Prêmio Excelência dentre os tribunais estaduais.
Com talento para a administração e perspicácia gerencial, organizou equipes de notória capacidade técnica e laboral, procurando canalizar para o grupo que coordenava a melhor contribuição de cada subordinado, do que decorria obter, sempre, resultados substanciais e valorosos para a instituição como um todo.
Generosa e ética, reconhecia e divulgava as qualidades daqueles com quem trabalhava, enquanto cada vez mais tinha seus próprios méritos valorizados, angariando muitos e leais colaboradores, de fato verdadeiros admiradores, dos quais muitos se encontram hoje, aqui, em sincera homenagem.
Por um deles, fiquei sabendo que, nas diversas vezes em que era elogiada, frequentemente dizia: “nada, o que eu sei fazer é juntar gente competente”.
Desse modo, assim andou acompanhada por todos esses anos, com pessoas que, por ela lideradas, “vestiam a camisa” e trabalhavam com todo o empenho, em prol dos diversos projetos que ela incansavelmente dirigia.
Porém, como sempre acontece na vida, chegou o momento em que ela decidiu usufruir, junto a sua família e longe do serviço público, de todas as suas conquistas. Para essa nova fase, já vinha se preparando desde o início de 2022.
Feito esse pequeno resumo, sem mais demoras, peço à senhora LÍDIA MARIA BORGES DE MOURA que se levante (pausa); e a todos, que a cumprimentemos com uma salva de palmas.
Caríssima Lídia, receba a nossa singela, porém verdadeira homenagem, por toda a sua contribuição à Justiça local durante os mais de trinta anos de serviços prestados.
Reconhecemos todo o seu empenho e agradecemos por todo o carisma e competência com que sempre atuou e com os quais as várias administrações sempre puderam contar.
Graças aos seu comprometimento, fique certa, recebemos, como instituição, fartos e variados frutos. Nossos mais sinceros parabéns, obrigados pelo exemplo que certamente nos acompanhará e fará parte da história tanto do TJDFT quanto do TRE-DF!
Encerro minhas poucas palavras, citando São Lucas, o médico dos médicos – que não somente divulgou a Palavra, mas a vivenciou, mostrando o caminho da Verdade –, que afirma, em seu Evangelho, no capítulo 8, versículos de 16 a 18:
“NINGUÉM ACENDE UMA LÂMPADA E A COBRE COM UM VASO OU A PÕE DEBAIXO DA CAMA; MAS A PÕE SOBRE UM CANDEEIRO, PARA QUE ILUMINE TODOS AQUELES QUE ENTRAM”.
Que com toda a sua luz, caríssima Lídia, siga iluminando outros novos e abençoados caminhos. Nossa gratidão por todo esse tempo em que caminhou conosco, clareando e apontando fecundas direções. Que Deus a abençoe. Obrigado a todos!”
Para assistir à homenagem na íntegra, clique aqui.