Eleitores devem estar em dia com a Justiça Eleitoral para votar em Conselheiros Tutelares
Prazo para regularização foi até 7 de junho deste ano
Neste domingo, 1º de outubro, de 8h às 17h, irá acontecer a Eleição de Conselhos Tutelares no Distrito Federal, e em todo país. Para votar, os eleitores devem estar em dia com a Justiça Eleitoral. Neste ano, o prazo para regularização do cadastro no TRE foi até o dia 7 de junho.
Para verificar a situação junto à Justiça Eleitoral, é possível fazer a pesquisa no site do TRE.
O voto na eleição dos Conselhos Tutelares é facultativo, ou seja, não é obrigatório, mas se recomenda o exercício de cidadania. Além disso, vale reforçar que só será possível votar uma vez e em um único candidato.
Os Conselheiros Tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes e são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial.
Os locais de votação para as eleições de conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. No total, serão instalados 148 locais de votação em todas as regiões administrativas do DF para atender a população no dia 1º de outubro.
Por isso, é importante que o eleitor consulte previamente onde votará. A consulta pode ser feita pesquisando pelo sistema. Dessa forma, com número do título e nome completo, o cidadão pode consultar de forma simples e rápida onde votará, por meio do sistema criado pela Sejus-DF.