Pleno do TRE-DF homenageia desembargadores que completam 3 anos na composição da Corte
Os desembargadores eleitorais Renato Guanabara Leal e Renato Coelho foram empossados em setembro de 2020
Ao final da sessão desta sexta-feira (29), o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati homenageou, junto aos demais membros do colegiado, os desembargadores Renato Guanabara Leal e Renato Gustavo Alves Coelho, que completam três anos na composição do regional. Empossados no dia 29 de setembro de 2020, os procuradores entram para a história da Corte, pela recondução ao cargo e pelo legado que têm deixado no Tribunal, nos processos judiciais e na atuação profícua junto à Ouvidoria e à Escola Judiciária Eleitoral.
À época, a sessão solene de posse foi transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube, e contou com a presença do Presidente do TSE, Ministro Luís Roberto Barroso, além dos desembargadores da Corte Regional Eleitoral e do Procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes.
A homenagem
Na sessão de hoje (29), após destacar os pontos principais da posse da nova gestão do Supremo Federal (STF), ocorrida ontem (28), o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, homenageou os desembargadores Renato Guanabara Leal e Renato Gustavo Coelho.
O Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro, pontuou ao Presidente: "Sem dúvida, a renovação nas Cortes é algo muito salutar. Parabéns à Vossa Excelência por comparecer a solenidades tão importantes." Ao destacar a presença também do Decano do TRE-DF, Desembargador Renato Guanabara Leal, na solenidade do STF, o Corregedor concluiu: "O Tribunal foi duplamente representado. Nossa Corte está nos eventos no Brasil e é reconhecida porque trabalha com seriedade."
O Desembargador Renato Guanabara Leal, que acompanhou o Presidente do TRE-DF no evento, lembrou que o Presidente do STF, Ministro Luís Roberto Barroso, participou de sua posse, há três anos, ocorrida junto à do Desembargador Renato Coelho, frisando: "Nos deixou muito honrados ter o Presidente de uma Corte Superior Eleitoral presente na posse de dois juristas, dando o prestígio que o ministro tem para com o nosso egrégio Tribunal Eleitoral do Distrito Federal."
Ao se voltar ao colega de turma também homenageado, o magistrado afirmou: "É uma honra muito grande estar aqui, na companhia de Vossa Excelência. Um aprendizado imenso que tive. O Renato Guanabara de hoje não é o mesmo de três anos atrás. O quanto aprendi com Vossas Excelências aqui! Só tenho a agradecer. E temos um ano à nossa frente."
O Desembargador Renato Gustavo Coelho também congratulou a nova Administração do STF pela posse, e destacou a celeridade do tempo de seu mandato: "Para mim, realmente está passando muito rápido. É uma experiência incrível.” Depois de destacar as mudanças pelas quais ele passou nesse período na Corte, o magistrado frisou: “Aprendi e aprendo muito com Vossas Excelências, pela honra de poder dividir a bancada com todos.”
A Desembargadora Maria do Carmo destacou que já conhecia o Desembargador Renato Guanabara Leal antes de ingressar no cargo do TRE-DF. Depois de elogiar o fato de o procurador os ter representado na solenidade de posse da gestão 2023-2025 do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida ontem, a magistrada destacou: “Sua Excelência, como Procurador do Distrito Federal também foi advogado atuante.” E afirmou ao Desembargador Renato Coelho: “Eu o admiro muito. Saiba que eu sou uma fã de suas atividades. E, como Sua Excelência disse, o Renato Coelho não é o mesmo que ingressou aqui na Corte. O amadurecimento, o equilíbrio e o conhecimento é outro. Todos os dias nós somos outros, nós conhecemos mais. Deus no deu uma vida que é renovada diariamente.”
O Procurador Regional Eleitoral Wellington Bonfim, desejou sucesso aos desembargadores e elogiou a atuação nos três anos como desembargadores eleitorais: “Tenho tido a oportunidade de acompanhar o trabalho de ambos. Vejo muita dedicação, com a capacidade de analisar os processos com detalhes. Nunca é aquele voto meramente padronizado, sempre há uma preocupação em analisar o pormenor de cada processo.”
O Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro, frisou aos procuradores: “A presença de juristas nesta Corte certamente vem somar na visão de julgadores de carreira e também daqueles que têm uma visão mais ampla do que aqueles que ficam restritas ao julgamento. A cultura vasta dos desembargadores Renato Guanabara Leal e Renato Coelho surpreende a quem não os conhece de muito tempo, mas eu já os conheço há muito, eis que atuei no TJDFT por 35 anos. Então sempre tivemos um contato mais próximo.”
Em tom de respeito e descontração, o decano da Corte, Desembargador Renato Guanabara Leal agradeceu às homenagens e disse ao Desembargador Renato Coelho:“Eu o conheço desde garoto. Frequentador da minha quadra, um grande galã (risos) e que eu tenho a honra de ladear aqui no TRE-DF. Vamos ficar até o último momento, se Deus quiser e nos permitir.”
O Diretor da Escola Judiciária Eleitoral, Desembargador Renato Coelho, destacou as qualidades do amigo homenageado e afirmou em seu pronunciamento: “Gostaria de agradecer imensamente a todos. É realmente uma honra fazer parte dessa grande família que é o TRE-DF.”
O Ouvidor do TRE-DF, Desembargador Demétrius Gomes Cavalcante, proferiu discurso aos colegas, destacando: “Aproveito para parabenizar os desembargadores pelos três anos em que temos a honra de nos ladear aqui. Pessoas pelas quais eu tenho profunda admiração e respeito.”
Em seguida, o Desembargador Fabrício Fontoura disse aos colegas da tribuna: “Orgulho em dizer que os conheci nesta Casa. Tenho profunda admiração, tanto pela pessoa que são: como pais, como maridos, filhos e profissionais.”
Ao final da sessão, o Presidente, Desembargador Roberval Belinati, frisou: “Parabéns pelos três anos de convivência nesta Corte. Três anos prestando serviço à Justiça Eleitoral do Distrito Federal e do Brasil. Sempre honrando a toga, oferecendo o melhor de vossas excelências. Muito obrigado e que Deus continue iluminando a missão de vossas excelências.”