TRE-DF realiza entrega da Medalha do Mérito Eleitoral a Membro Suplente da Corte e ao Procurador Regional Eleitoral do Distrito Federal

Acompanhe os principais momentos da solenidade em que se concedeu a Medalha do Mérito Eleitoral Grau Comendador às autoridades

Acompanhe os principais momentos da solenidade
Da esquerda para a direita: os desembargadores Renato Guanabara Leal e Fabrício Bezerra; o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati; o Desembargador Guilherme Pupe; o Procurador Regional Eleitoral Zilmar Antonio Drumond; o Vice-Presidente e Corregedor, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa e o Desembargador Renato Alves Coelho;

Nesta segunda-feira (26/02), após a sessão ordinária da Corte, o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Desembargador Roberval Belinati realizou a outorga da Medalha do Mérito Eleitoral ao Desembargador Suplente Guilherme Pupe da Nóbrega e ao Procurador Regional Eleitoral do Distrito Federal, Zilmar Antonio Drumond no Grau Comendador.
Instituída em março de 2000, a Comenda destina-se a galardoar pessoas físicas e entidades – nacionais e estrangeiras – que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Distrito Federal, mereçam especial distinção.


A entrega
A solenidade de entrega aconteceu hoje (26/02), no Plenário da Corte, às 18 horas. Conduzida pelo Chanceler da Medalha, o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, na presença dos Conselheiros da Medalha, o Vice-Presidente e Corregedor Mário-Zam Belmiro Rosa, e os Membros Renato Guanabara Leal, Renato Alves Coelho e Fabrício Bezerra, a cerimônia foi acompanhada por autoridades, servidores, familiares, amigos e demais convidados dos homenageados.
Após cumprimentar o público presente, Belinati destacou: “É uma alegria para o Tribunal Regional Eleitoral receber a todos nesta cerimônia histórica em que se presta homenagem a duas celebridades.” E acentuou: “Fazem por merecer a distinta láurea concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral da capital federal.”
Em seu discurso em homenagem ao Procurador Regional Eleitoral Zilmar Antonio Drumond, Belinati pontuou: "É um procurador humano, simples, que está sempre aqui servindo, sorrindo, amigo de todo mundo... É um grande jurista, está sempre atendendo a todos, fazendo o melhor em nome da Justiça." Acerca do Desembargador Guilherme Pupe, Belinati destacou: “Sorriso cativante desse professor, escritor. Também é uma pessoa querida aqui na Casa, admirada por todos".
Em seu discurso, Guilherme Pupe agradeceu ao Presidente do TRE-DF e a seus pares, destacando: "De fato a grande homenagem, na verdade - que é representada simbolicamente por essa medalha - mas a grande graça pelo qual eu sou abençoado todos os dias é poder estar junto de pessoas tão sérias, tão importantes, tão abnegadas como são meus colegas de Tribunal, os servidores dessa Casa, todos os magistrados e magistradas e membros do Ministério Público com quem eu tenho a oportunidade de estar diariamente."
Pupe também elencou as qualidades do Procurador laureado na mesma cerimônia: “Um profissional que admiro tanto, que pude acompanhar o trabalho nas últimas eleições. Pessoa de mais alto gabarito, um exemplo de servidor público. Estar ao seu lado nessa oportunidade, Zilmar, me enche ainda mais de orgulho."
Após citar o primeiro verso do Salmo 23, o Procurador Regional Eleitoral Zilmar Antonio Drumond utilizou metáforas para falar sobre a Justiça: “Eu aprendi que a Justiça não é uma autoestrada." E elucidou: " A Justiça tem sendeiros, caminhos muitas vezes acidentados, que te dá solavancos, que não te permite pressa, nem correria."
Após falar sobre a Justiça e destacar a centralidade de Deus em sua trajetória, Drumond afirmou que acredita em milagres: "Eu sou um milagre. Receber essa comenda hoje, aqui neste Tribunal, para mim é um milagre, é uma surpresa. Um fenômeno improvável para mim se tornarmos os olhos para o início e mostrar de onde eu vim, minhas origens. Nascido na roça, de pais semianalfabetos que frequentaram a escola rural apenas por um ano e aprenderam o básico de ler, mas que, do muito pouco que tiveram, me deram muito."
Na mesma solenidade, o Presidente do TRE-DF congratulou o 2°Vice-presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha, presente na cerimônia, por sua indicação, junto ao Desembargador Jair Soares, para a Gestão do TRE-DF no biênio 2022-2024: "Quero desejar felicidades para você, Sérgio, nessa nova missão".

Assista à transmissão da cerimônia na íntegra.

Autoridades presentes
A a solenidade contou, ainda, com a presença do Procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Georges Seigneur, do Senador da República Vicentinho Alves, do ex-presidente do Instituto dos Advogados do Distrito Federal, Eduardo Lycurgo, do 1°Vice-presidente do TJDFT, Desembargador Sérgio Rocha, do ex-senador pelo Tocantins Donizeti Nogueira, do Deputado Federal Vincentinho Júnior, do Procurador Wellington Bonfim, da Juíza Federal Denise Drumond - esposa do Procurador Regional homenageado - e dos filhos Rafael e Raquel. Participaram, ainda, os juízes-auxiliares do TRE-DF Pedro Yung-Tay Neto e João Marcos Guimarães, bem como o Advogado Rafael Mota, o Pastor da Igreja Presbiteriana Daniel Piva e demais convidados.


Sobre os agraciados
Desembargador Eleitoral Substituto Guilherme Pupe - Pós-doutorando pela Universidade de Granada, o Advogado Guilherme Pupe da Nóbrega é Doutor e mestre pelo IDP, onde é professor. Membro fundador e ex-Presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2008).
Sócio em Mudrovitsch Advogados desde 2016, é Professor da Graduação da Escola de Direito de Brasília (EDB), Professor da Especialização em Direito Processual Civil do IDP desde 2015. Foi Professor substituto de Direito Processual Civil e Prática Jurídica da Universidade de Brasília (UnB) e Diretor-adjunto da Escola Superior da Advocacia (ESA) da OAB/DF (2016-2018). Atuou como membro da Comissão Especial de Regulamentação do Novo Código de Processo Civil, do Conselho Federal da OAB (2018). É árbitro da Câmara Brasileira de Arbitragem na Administração Pública (CAMBRAAP) desde 2016. Membro fundador (2015) e atual Presidente da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABPC), Membro da Associação Brasileira de Processo (ABDPro) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Editor e coautor da coluna Processo e Procedimento do Informativo Jurídico Migalhas (2015-2018). Coautor da coluna Improbidade em Debate do site Consultor Jurídico desde 2019. Autor de livros jurídicos, pesquisador e palestrante.


Procurador Regional Eleitoral Antonio Drumond - Natural de Governador Valadares (MG), o Procurador Regional Eleitoral Zilmar Antonio Drumond ,e Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Tiradentes de Aracaju-SE.
É Procurador da Regional da República na PRR da 1ª Região, Procurador Regional Eleitoral, no Distrito Federal 2021/2025, Membro do GENAFE - Grupo Executivo Nacional da Função Eleitoral – Coordenador na 1ª Região. Entre as principais atividades exercidas no Ministério Público Federal estiveram a de Procurador da República no Município de São José do Rio Preto SP (1996/1997), Membro do Conselho Penitenciário do Estado de Goiás (1997/1999), Procurador-Chefe Substituto no Estado de Goiás (1998/1999),Procurador da República no Município de Uberaba MG (2000/2001), Coordenador do GT para Erradicação do Trabalho Escravo da PFDC (2001/2002), Procurador da República no Município de Marabá PA (2001/2002), Procurador Regional Eleitoral, no Estado do Tocantins (2002/2004), Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Estado do Tocantins (2004/2005), Procurador da República no Município de Governador Valadares MG (2006/2010), Coordenador do Núcleo de Tutelas Coletivas da PRR da 1ª Região (2015/2017) e Procurador-Chefe Substituto na PRR da 1ª Região (2017/2019).
Foi Professor de Direito Econômico, no Instituto Empire Goiânia (1997) e Professor de Direito Civil da Universidade Federal do Tocantins (2003). Trabalhou no Banco do Brasil (1984/1992), foi Analista Judiciário no TRF da 1ª Região – (1992/1994) e Defensor Público do Estado do Tocantins (1994/1996).
Entre as condecorações, títulos, Medalhas recebidas pelo Procurador estão a Medalha Justiça século XXI da Seção Judiciária Federal do Estado de Minas, a Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Tocantins e a Ordem Municipal do Brasão – Governador Valadares (MG).


Sobre a Medalha
A partir da Resolução 8030/2024, que alterou a Resolução TRE-DF nº 3.169, de 22 de março de 2000, a Medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal passa a ser concedida para as seguintes classes de homenageados(as):


Comendador(a): Magistrados(as), Conselheiros(as) do Conselho Nacional de Justiça, Membros(as) do Ministério Público Federal e do Distrito Federal, Conselheiros(as) do Conselho Nacional do Ministério Público, Advogados(as), públicos e privados, e demais autoridades previstas no § 1°, cuja dignidade e tirocínio no exercício da função perante a Justiça Eleitoral os credenciam ao reconhecimento de seus(uas) pares e da sociedade;
Servidor (a): Servidores(as) efetivos(a) ativos(as) e inativos(as), requisitados(as) ou ocupantes de Cargo Comissionado, integrantes do Quadro da Justiça Eleitoral do Distrito Federal, considerada a relevância dos serviços prestados no desempenho do cargo ou função;
Colaborador (a): Autoridades, personalidades ou instituições civis e militares, cuja cooperação tenha propiciado a efetiva melhoria e dinamização do serviço eleitoral; e
Acadêmico (a): Professores(as), palestrantes, personalidades ou instituições públicas e privadas de ensino, pesquisa ou desenvolvimento de pessoas.


Algumas regras da Medalha
Compõem o Conselho da Medalha o Desembargador Presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, que o preside sob o título de Chanceler, e os(as) demais membros(as) titulares da Corte Eleitoral, intitulados Conselheiros(as). Os membros suplentes da Corte Eleitoral somente terão assento no Conselho nas ausências do respectivo titular da cadeira e o Conselho.
A medalha é concedida aos membros (as) da Corte Eleitoral e ao Procurador(a)-Regional Eleitoral, caso ainda não tenham sido contemplados, na categoria Comendador(a) no dia da respectiva posse no TRE-DF.
Cada membro (a) do Conselho da Medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal poderá apresentar até cinco nomes para serem agraciados na classe Comendador(a) e até três para cada uma das classes servidor(a) e colaborador(a).

ícone mapa

Endereço e telefones do tribunal.

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal
Praça Municipal - Qd. 02, Lote 06, Brasília - DF - Brasil
CEP: 70.094-901

Tel. Atendimento ao Eleitor:
(61)3048-4000 
Horário de atendimento por telefone:
Dias úteis de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas
Fax: (61)3048-4077

Acesso rápido