TRE-DF participa do XXI Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE)
O encontro acontece em Curitiba (PR) e reúne representantes das Escolas Judiciárias Eleitorais do país
Nesta quinta (4) e sexta-feira (5), o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal participa do XXI Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (CODEJE). O evento acontece no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e tem como tema “O papel das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs) e os novos desafios do Direito Eleitoral”.
Durante a iniciativa, acontecem duas reuniões setoriais: uma entre os coordenadores das Escolas Judiciárias Eleitorais e outra das Assessorias de Comunicação. Representam o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) o secretário da Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa (EJE/DF), Ronaldo Franco, e o assessor de Comunicação, Fernando Velloso.
Entre os principais assuntos debatidos estão o papel institucional das escolas na defesa da Justiça Eleitoral, os desafios para as eleições de 2024, as estratégias para cumprimento das demandas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desinformação e abuso dos meios de comunicação, fraude e cota de gênero, inclusão, diversidade e eleições, inteligência artificial, deepfake, novas tecnologias aplicadas ao Direito Eleitoral, entre outros.
O evento
A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do CODEJE, desembargador Jorge Dall’Agnol, que também concedeu a palavra aos demais membros da mesa de honra, o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), ministro Cristiano Zanin; o ministro do TSE Floriano Marques; o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; o vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE/PR), desembargador Eleitoral Anderson Ricardo Fogaça. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, saudou os presentes por videochamada.
Após a abertura, o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Floriano de Azevedo Marques realizou a aula inaugural intitulada “Os principais desafios para as eleições de 2024”.
Em seguida, as ministras do TSE Edilene Lôbo e Vera Lúcia Santana Araújo participaram, por videoconferência, de painéis temáticos, nos quais falarão, respectivamente, sobre Fraude e Cota de Gênero e Inclusão, Diversidade e Eleições.
Logo após, o diretor da EJE/TSE, ministro Cristiano Zanin, proferiu a palestra “Os objetivos Institucionais da EJE/TSE - Gestão 2024 - 2026”.
Durante o evento, as coordenadoras e os coordenadores das EJEs redigiram a proposta da Carta dos Coordenadores.
Ao final do segundo dia do encontro, ocorre a aprovação da Carta do Codeje e a votação para os cargos remanescentes da diretoria do órgão.