TREDF participa de teste de totalização e ecossistema da urna
Secretário da STIC participa dos testes de 17 a 21 de junho
20/06/2024 18:00
-
Atualizado em 20/06/2024 18:03
O Secretário de TI do TRE-DF, Andrey Bernardes, está integrando equipe de Teste de Campo dos Sistemas de Totalização e Ecossistema da Urna Eletrônica. O grupo, que possui integrantes do TSE e de TREs de todo o país, está reunido entre 17 e 21 de junho, das 9h às 18h, na sede do TRE-PR e no Forum Eleitoral, em Curitiba.
O presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, abriu os trabalhos e destacou a importância das ferramentas de acessibilidade das urnas eletrônicas, como o teclado com braile e a audiodescrição.
A Justiça Eleitoral também implementou, neste ano, uma ferramenta de sintetização de voz para informar os cargos em votação, os números digitados, o nome do candidato ou candidata.
O coordenador de Sistemas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José de Melo Cruz, ressaltou que o teste faz parte do projeto de construção dos sistemas. “Trazemos equipes técnicas com bastante conhecimento para esmiuçar cada sistema, verificar se há alguma falha ou possibilidade de melhoria e, assim, garantir uma eleição íntegra e segura”, diz.
O Secretário Andrey do DF cita que “é um momento ímpar para a Justiça Eleitoral, onde são feitas melhorias no nosso Sistema Eleitoral Brasileiro, gerando valor público e fortalecendo nossa Democracia.”
01m 32s de leitura