Desembargador do TRF1 é empossado no TRE-DF
A solenidade aconteceu na sala de sessões da Corte e contou com a presença de diversas autoridades
Nesta segunda-feira (20/5), às 18 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deu posse ao desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) Marcos Augusto de Sousa no cargo de membro suplente da Corte.
A cerimônia aconteceu no plenário do TRE-DF, perante o presidente, desembargador Jair Soares, do corregedor, desembargador Sérgio Rocha e dos desembargadores eleitorais Renato Guanabara Leal, Renato Coelho, Fabrício Fontoura e Maria do Carmo Cardoso, bem como do procurador regional eleitoral Zilmar Antonio Drumond.
A posse
Seguindo o rito, o presidente convidou o desembargador Marcos Augusto de Sousa a prestar o compromisso solene de posse e, em seguida, a diretora-geral, Lúcia Bitar, procedeu à leitura do referido termo, assinado pelas referidas autoridades.
Em seguida, o presidente leu um breve currículo do empossado, e destacou que o resumo confirma "É um privilégio para este Tribunal recebê-lo. A justiça eleitoral apresenta desafios a serem vencidos com firmeza e serenidade, qualidades que tenho certeza fazem parte da personalidade e da atuação de Vossa Excelência. Seja bem-vindo e conte com o total apoio do Tribunal e dos servidores para o desempenho de suas funções, do mesmo modo que contamos com as diligentes e sábias decisões de Vossa Excelência."
Em seguida, houve o discurso do empossado, que agradeceu a presença de todos frisou: “É uma honra muito grande entregar essa Corte eleitoral, sucedendo o desembargador Ney Bello, que assumiu a Corregedoria agora. E serei suplente da minha ilustre colega Maria do Carmo Cardoso que é membro efetivo titular na vaga da Justiça Federal. Ela inclusive me estimulou, destacou a excelente convivência e falou que eu iria gostar. Essa é a terceira oportunidade em que tenho de colaborar com a Justiça Eleitoral. Fui juiz eleitoral do TRE de Goiás, a passeio no tribunal paulista na década de 1990. Como Vossa Excelência registrou, integrei o TRE do Amazonas, e agora muito me honra essa terceira participação. Quero agradecer as palavras gentis de Vossa Excelência e dizer que venho com o espírito de colaborar naquilo que for possível. Estarei à disposição da Corte nessa missão relevante da qual depende a nossa democracia”.
Participaram da cerimônia, além das autoridades supramencionadas, o presidente do TRF1, e ex-desembargador do TRE-DF, João Batista Moreira, além dos desembargadores federais Euler de Almeida, Ítalo Mendes, Néviton Guedes, Marcelo Albernaz, Leão Alves, Kátia Balbino, Candice Lavocat e César Jatahy, a juíza federal Rosimeire Carvalho, o procurador do Distrito Federal Raimundo Costa, o juiz federal e diretor-geral do TRF1 Roberto Carlos Oliveira e o desembargador do TJDFT Robson Vieira.
Sobre o empossado
O desembargador Marcos Augusto, nascido em Ceres(GO), tomou posse como desembargador federal do TRF da 1ª Região (TRF1) em 2014, onde foi vice-presidente no biênio de 2022 a 2024. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Goiás, o magistrado iniciou o mestrado em Direito e Políticas Públicas no Centro Universitário de Brasília.
Atuou como advogado e foi funcionário do Banco do Brasil. Na magistratura, foi juiz do TJGO e do TRF1. Teve atuação no Conselho da Justiça Federal e foi juiz-auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça no CNJ.
Foi membro suplente e titular da Corte eleitoral do Amazonas. Também exerceu a docência superior em diversas universidades e escolas superiores.
Recebeu inúmeras condecorações, destacando-se as medalhas do mérito eleitoral na do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas e do Distrito Federal.