TREDF e GDF iniciam tratativas para acessibilidade de eleitores em LIBRAS on-line
Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 17

O presidente do TREDF, desembargador Jair Soares, recebeu em seu gabinete na sede do TREDF, na tarde desta segunda-feira, 17, o Secretário Flávio Pereira dos Santos, da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD), e o Secretário Leonardo Reisman, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) para tratarem de possível acordo de cooperação para adoção do serviço de atendimento de eleitores com deficiência auditiva em LIBRAS de forma on-line.
A intenção é a utilização da Central de Interpretação da Linguagem Brasileira de Sinais, mantida pelo Governo do Distrito Federal, para garantir atendimento inclusivo e acessível, reduzindo barreiras de comunicação que possam dificultar a prestação de serviço eleitoral às pessoas com deficiência auditiva.
A Central de atendimento DF- LIBRAS funciona como uma intermediária entre os eleitores e os servidores do TREDF, ajudando na interpretação das necessidades e pode ser acessada pelos celulares por meio de um QRcode ou pelo aplicativo ICOM.
O Presidente do Tribunal parabenizou o serviço implantado e prestado pelas Secretarias do GDF, agradeceu a iniciativa do Governo em oferecê-lo à Justiça Eleitoral e solicitou que as tratativas burocráticas para a celebração do acordo sejam providenciadas.
Na ocasião, o Secretário Flávio da SEPD também convidou o TREDF para participar da “Carreta da Inclusão”, uma iniciativa que leva serviços públicos a comunidades do DF para facilitar a inclusão ou a regularização cidadã de pessoas com deficiência.
Também estiveram presentes na visita o Subsecretário de Políticas Públicas e Gestão da SPCD, Cesar Pessoa de Melo e o representante do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do DF (CODDEDE), Wiliam Liam. Pelo TREDF participaram Guilherme Juliano, Chefe de Gabinete da Presidência, Lúcia Bitar, Diretora-Geral, Wildice Cabral e Priscila Palhano da Corregedoria Eleitoral, Ronaldo Franco e Danielly Morelle do Núcleo de Acessibilidade e Fernando Velloso da Assessoria de Comunicação.