TRE-DF institui laboratório de inovação
Saiba mais sobre a iniciativa coordenada pela Assessoria de Gestão Estratégica, Planejamento e Estatística do TREDF
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal publicou, no dia 9 de dezembro, Portaria Presidência nº 1186 que Institui o Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal (LIODS-TREDF). A determinação segue a resolução 395/2021 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ que orienta que todos órgãos da Justiça Eleitoral tenham seu laboratório.
O laboratório se efetivará como ambiente, incialmente virtual, destinado a criar condições criativas e colaborativas favoráveis ao desenvolvimento de projetos de inovação na Justiça Eleitoral do DF, por meio de compartilhamento de conhecimento e do debate de novas possibilidades e soluções para a resolução de problemas
O LIODS-TREDF visa incentivar estudos, pesquisas e desenvolvimento de projetos inovadores e terá por base a busca contínua de conhecimentos em prol da inovação melhorando e desburocratizando os serviços e processos de trabalho com foco nos usuários. Além disso, coloca como valores uma abertura à experimentação, prototipagem e refinamento de soluções e o incentivo à transparência de dados, sustentabilidade e acessibilidade.
As atividades do LIODS-TREDF serão coordenadas pela Assessoria de Gestão Estratégica, Planejamento e Estatística e terá como integrantes representantes das seguintes unidades do Tribunal: Secretaria da Corregedoria Regional Eleitoral, Secretaria Judiciária, Secretaria de Gestão de Pessoas, Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, Secretaria de Administração, Orçamento e Finanças, Assessoria de Gestão Estratégica, Planejamento e Estatística, Assessoria de Cerimonial e Comunicação Social, Escola Judiciária Eleitoral e Núcleo Socioambiental e de Acessibilidade.
De acordo com o Assessor de Gestão Estratégica, Planejamento e Estatística (AGEPE) do TREDF, Marcello Soutto Mayor, o projeto tem como objetivo ser democrático e abrir espaço para que todos os servidores possam fazer parte: “Primeiro foi a criação, agora vamos trabalhar em como viabilizar para que qualquer servidor possa apresentar uma ideia de inovação que será analisada pela equipe do laboratório e submetida ao diretor ou ao conselho de governança do Tribunal para verificar se a mesma poderá ser aproveitada e se transformar em um projeto”. O assessor destacou, ainda, que o TREDF possui três representantes que participam de projetos do LIODS-JE do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Embora inovação remeta à tecnologia, Marcello Soutto frisa que as ideias não precisam ser ligadas à área da TI: “Importante ressaltar que Inovação não diz respeito somente a TI. Inovação é em qualquer área. Pode ser um processo de trabalho que o servidor entende que está lento por algum motivo e ele percebe como melhorar de alguma forma. Toda mudança que agregue valor ao Tribunal e a sociedade é inovação”.